DENÚNCIA! Servidores da SEDUC estão aparelhando Grêmios Estudantis com membros do PDT

Nos próximos dias novembro, entre 5 e 8 irá acontecer o congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES, entidade de representação máxima dos estudantes do ensino fundamental, médio, técnico e EJA. Esse congresso é o maior da América Latina e os estudantes sempre se organizaram livremente em Grêmios e Entidades em defesa de uma educação de qualidade e pelo os direitos da juventude, mas têm acontecido episódios abomináveis nas escolas nas ultimas semanas.

Este blog recebeu graves denúncias sobre uma possível tentativa de aparelhamento do movimento estudantil secundarista no Maranhão.

As entidades CES, MEI e AMESU (braços partidários do PDT) têm entrado nas escolas via SEDUC no intuito de montar Grêmios de um dia para a noite, no último sábado (3) no C.E. Fernando Perdigão houve uma reunião as escondidas dos demais alunos e foi fundado um Grêmio sem nem um tipo de processo democrático pelo o Rafael Oliveira que é do PDT e trabalha na SEDUC.  O fato pode ser comprovado nas fotos exibidas.

12071616_10200709197368219_408626742_n

Vale lembrar  que é necessário divulgar em forma de edital para toda a comunidade escolar, através de cópias afixadas nas salas de aula, corredores, áreas de convivência a realização de eleições nos Grêmios. A confecção de cartazes, boletins ou jornais também estimula o debate sobre o tema.

A formação de uma Comissão Provisória Pró-Grêmio, com representantes de todas as classes, encarregar-se-á dessa divulgação e elaborará, em prazo previamente determinado, um projeto de estatuto a ser submetido à apreciação da Assembleia Geral dos Estudantes da Escola.  A Comissão, em entendimento com a direção da Escola, convocará, em data oportuna, a Assembleia Geral, cuja realização deverá ser divulgada usando o mesmo esquema previsto na Lei nº 7.398. Tudo isso ocorrendo de forma errônea e ilegal, uma vez que os trâmites não vem sendo respeitados.

12087493_10200709197488222_604071569_n

Têm acontecido ainda ameaças a professores, coordenadores e diretores das escolas em nome da SEDUC. As informações são repassadas pelo Maxsuel Silva, vice-presidente da União Estadual dos Estudantes do Maranhão – UEEMA, que aponta: “hoje eu fui visitar uma escola chamada São José Operário onde a diretora nos relatou que uma mulher identificada por Lucinda que era representante da SEDUC disse a ela que será criada uma espécie de “Secretaria” no estado para criar e controlar os Grêmios, isso é um absurdo já que existe a lei federal que garante que os estudantes se organizem livremente!”.

Todo esse movimento tem cunho partidário, a secretária Aurea Prazeres do PDT ao invés de se preocupar com a estruturação das escolas, pois como tem sido noticiado nos últimos dias: o teto desabou da quadra do C.E. Paulo VI, escolas estavam sem aula por falta de vigilante, estudante foi assaltada dentro do banheiro do C.E. DR° João Bacelar Portela, enfim muitos problemas, ainda mais o fato de muitas escolas estarem sem professores, para piorar agora eles tentam fazer politicagem através da criação de forma arbitrária de Grêmios para fazerem dos estudantes de massa de manobra.

O atual governo foi eleito pelos os movimentos sociais e pelos os estudantes, e a prática que tem sido aplicada pela a senhora Aurea Prazeres e pelo o PDT é atrasada, retrograda e antidemocrática. “Nós repudiamos veemente esse tipo de jogo sujo com a juventude de maranhense!”, afirma o Maxsuel Silva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *