Uma imagem que choca, mas necessária!

A fotógrafa que registrou o momento afirmou que foi um dos piores momentos da sua carreira e que naquele momento, ela só poderia fazer uma coisa: “atender o clamor que aquela criança expressava para o mundo”. Sendo assim, registrou aquele pequeno corpo estirado na beira da praia.

Falar que 15 morreram afogados, após tentarem atravessar o Mar Mediterrâneo tem se tornado corriqueiro nos jornais pelo mundo afora, mas a imagem de um garotinho de apenas 5 anos, morto após uma tentativa de fugir da Guerra da Síria, evidencia um problema mundial e até nos remete a questões locais. Afinal quantas também não são a família que deixam suas residências fugindo da violência e do tráfico de drogas nas cidades?

Aylan Kurdi talvez tenha virado a expressão máxima do que ocorre no Oriente Médio.

Não consigo imaginar a dor do pai que já tinha perdido 16 parentes por combater o Estado Islâmico na Síria e agora perdeu mais mulher e os dois filhos ao tentar uma nova vida no Canadá, usando a Europa como caminho para chegar lá.

Mas o sentimento vivido pelo pai do garotinho sírio de apenas 5 anos é experimentado mesmo que em dose bem inferior por milhões ou quem sabe bilhões que olharam a cena.

Essa imagem petrifica e se faz necessária para uma reflexão sobre o mundo em que estamos vivendo, isso não diz respeito somente a Guerra na Síria, mas também a realidade que nos está próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *