Prefeitura de Timon realiza entrega de próteses auditivas e cadeiras de rodas

“Foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Há 20 anos ando me arrastando no pelo chão, porque não tinha uma cadeira apropriada e em menos de dois meses descobri esse programa da Prefeitura e hoje estou aqui recebendo minha primeira cadeira. Foi muito rápido. Estou muito feliz!” Este foi o relato bastante emocionado do senhor Moacir da Silva, de 68 anos. Ele recebeu uma cadeira de rodas na manhã desta quarta-feira (02), no Lions Clube de Timon, onde houve a entrega de 07 cadeiras de rodas e de 29 próteses auditivas a usuários com necessidades especiais do município de Timon.

A dona Maria Cícera não conseguia esconder sua alegria porque, segundo ela, agora iria participar das conversas da família. “Antes eu não escutava direito e quase não entendia o que as pessoas conversavam e agora com esse aparelhinho no meu ouvido vou ser a primeira a puxar as fofocas lá de casa”, disse dando gargalhadas a senhora de 69 anos, que foi contemplada com uma prótese auditiva.

Os itens fazem parte do programa Órtese e Prótese (cadeira de rodas) e do programa Saúde Auditiva (próteses auditivas), que são desenvolvidos no município por meio da Prefeitura de Timon, através da Secretaria de Saúde.

Durante a solenidade de entrega, o prefeito Luciano Leitoa falou dos esforços da gestão para fazer mais e melhorar a qualidade de vida da população. “Sabemos que os municípios têm passado por grandes dificuldades e que a crise está em todo país, mas temos procurado executar tudo que deve ser feito, administrando com muita dificuldade o recurso que se torna pouco diante da grande demanda que temos, principalmente em saúde. Entretanto, nunca deixamos de fazer aquilo que é o melhor para a população. São várias UBS que foram ampliadas, reformadas e climatizadas para melhorar o atendimento, a busca de programas como estes, para amenizar o sofrimento de muitas famílias. E na verdade essa é a nossa obrigação, enquanto servidor do povo, para prestar um bom serviço”, disse Luciano.

Em discurso, o secretário de saúde, Marcio Sá, ao falar das cadeiras de rodas, explicou que a entrega do equipamento é uma espera antiga de muitas pessoas, mas que com esforço da atual gestão, era algo que se tornava realidade. “Esta ação contempla pacientes e seus familiares, que há anos esperam pelo beneficio. Estas cadeiras são oriundas de recursos que são alocados em São Luiz. Desde 2010, havia sido enviado um cadastro para a capital com a quantidade de pessoas de Timon que necessitavam desse benefício, mas que nunca foram contempladas. Quando a prefeitura soube dessa informação, fez um novo levantamento e conseguiu adquirir as cadeiras, então isso é uma vitória”, comemorou o gestor de saúde.

O programa Saúde Auditiva já entregou 500 próteses a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com dificuldade na audição, melhorando a qualidade de vida e auxiliando na inclusão social das pessoas cadastradas. Já o programa de Órtese e Prótese oferece aos usuários cadeiras de roda convencionais e modelos tetra, atendendo diferentes necessidades.

O acesso ao benefício é realizado através de solicitação na Auditoria dos SUS. Outra forma de acesso é através de encaminhamentos realizados pelos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS à Auditoria do SUS. Vale ressaltar que, na entrega realizada hoje um dos beneficiários é acompanhado pela equipe técnica do CRAS, e teve acesso à cadeira de rodas através da intersetorialidade entre SEMDES e Saúde.

Qualquer pessoa que precisar ou tiver algum familiar que necessite de cadeira de roda pode ser solicitado na auditoria do SUS ou através dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) basta procurar a assistente social responsável. Vale ressaltar que o CRAS não faz a doação, mas ele faz encaminhamento necessário. Na entrega realizada hoje um dos beneficiados foi encaminhado pelo CRAS Do Parque Alvorada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *