INCOERÊNCIA: Fernando Furtado vota a favor de Conselho de Lésbicas, Gays e Travestis, após chamar índios de “veadinhos”

A Assembleia Legislativa aprovou, na quinta-feira (24), dois Projetos de Lei (PL), de autoria do Poder Executivo, que dispõem sobre avanços na área dos direitos humanos. O PL nº 214/2015 trata da criação do Conselho Estadual dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) do Maranhão, enquanto o PL nº 215/2015 institui o Comitê Estadual de Combate a Tortura no Estado do Maranhão (CECT/MA) e o Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura (MEPCT/MA). Entre os que votaram a favor está o deputado estadual Fernando Furtado (PCdoB), que recentemente teve um áudio divulgado, onde chamava os índios de “bando de veadinhos”.

Muita incoerência para quem tão pouco tempo atrás achava que a opção sexual de cada um, o tornava inferior aos outros, fora a falta de respeito com que tratou os homossexuais.

Em mensagem encaminhada aos deputados estaduais, o governador Flávio Dino ressaltou que a criação do Conselho LGBT no Maranhão é uma demanda da 2ª Conferência Estadual LGBT, realizada em 2011. De acordo com ele, “a sociedade civil pautou a necessidade da criação e fortalecimento deste Conselho para que as políticas públicas destinadas a esse segmento da população sejam efetivamente concretizadas”.

O Projeto de Lei que aprova a criação do Conselho Estadual dos Direitos LGBT tem o objetivo de contribuir para combater a discriminação, reduzir as desigualdades e ampliar o processo de participação social dessa população. O relator da iniciativa e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, deputado Zé Inácio, destacou que esse é um momento histórico para o movimento organizado do Maranhão, pois sinaliza grandes avanços nas políticas públicas desse segmento da sociedade que sofre com a exclusão e a discriminação.

“Tanto o parlamento estadual, quanto o Poder Executivo, na pessoa do governador Flávio Dino e do secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, estão de parabéns, e, em sintonia, reconhecendo os direitos constitucionais que esse segmento precisa ter”, enfatizou Zé Inácio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *