Gutemberg Araújo quer a instituição do “Setembro Verde” em São Luís

A Câmara Municipal de São Luís aprovou o projeto de lei nº 097/2015, de autoria do vereador Gutemberg Araújo (PSDB), que institui o “Setembro Verde” em São Luís, integrando-o ao calendário oficial do município. De acordo com o PL, que já foi encaminhado para a sanção do prefeito, o evento será realizado, anualmente, no mês de setembro, objetivando, principalmente, incentivar a doação e o transplante de órgãos aos pacientes, que necessitam e estão aguardando em lista única.

No Brasil, mais de 30 mil pessoas aguardam por um transplante. Gutemberg justifica a escolha de setembro, por ser este o mês em acontece a campanha no país e também é comemorado o Dia Nacional de Doação de Órgãos (27).

Designada a cor internacional da campanha, o verde poderá dar o tom da iluminação da fachada de prédios públicos e privados com o propósito de chamar a atenção da população, de forma visual, sobre a importância do incentivo à doação e transplante de órgãos.

Segundo o vereador, o Poder Executivo Municipal poderá celebrar convênios, acordos, parcerias e outros instrumentos de cooperação com órgãos públicos ou entidades privadas, que tenham intuitos semelhantes aos elencados no projeto.

“A doação de órgãos é um ato de amor, solidariedade e respeito pela vida. Do processo envolvendo um transplante, o componente mais importante é o doador, que não salva apenas uma vida, mas, também permite o resgate da saúde física e psicológica da família do paciente”, comenta Gutemberg.

“Em virtude disso, nada mais sensato do que promover, neste mês, uma séria campanha de conscientização do tema, envolvendo governo e sociedade civil em prol da vida”, complementa o vereador.

Engajado na campanha, Gutemberg participará no sábado, dia 26, na Avenida Litorânea, da caminhada promovida pela Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Maranhão (CNDO), para chamar a atenção da sociedade e incentivar a doação, na capital e no estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *