Governo Flávio Dino mente sobre transplantes no Maranhão

Em entrevista a rádio Capital (1180 khz – AM) na quinta-feira (24), o secretário de Comunicação Social, Robson Paz (PCdoB), disse que não adianta falar ou escrever mentiras que facilmente são desmascaradas pela população. O gestor está coberto de razão e vive na pele a sua própria premissa. Mais uma vez o Governo do Estado mente e lança notícias falsas para tentar enganar a população. Dessa vez, a SECOM distribuiu um release e publicou no site do www.ma.gov.br, que “Em sete meses, Maranhão ultrapassa a quantidade de transplantes de rins realizados em 2014“, dando crédito a Secretaria Estadual de Saúde. Tudo uma grande mentira!

O único hospital que faz transplante de rins no Maranhão é o Presidente Dutra, vinculado a Universidade Federal do Maranhão e pelo que consta no portal da transparência, o governo estadual não repassa R$1 para o HUUFMA realizar qualquer procedimento hospitalar.

Porém a mentira não para por aí. O release da SECOM usa imagem de médicos e da estrutura do HUUFMA para afirmar que estes são vinculados a SES. As falsas informações vão além, todos os dados usados na matéria são frutos de um material divulgado pelo HUUFMA durante a campanha de Doação de Órgãos promovida pelo Hospital Presidente Dutra.

De acordo com um membro da direção do HUUFMA, “a foto (utilizada matéria) é do HU e as informações estão sendo tiradas do site do HU. Ética não é para todo mundo”, disparou.

Este jornalista perguntou ao membro da direção do HUUFMA se existia algo ali que era desenvolvido pela SES. Foi respondido: “Inclusive os médicos da foto são nossos. Isto é fazer propaganda com o trabalho dos outros. Quem faz tudo é o Hospital Universitário”.

Enquanto isso no release da SES divulgado pela SECOM, diz: “Em sete meses da atual administração estadual, já foram realizados 37 transplantes de rins, três a mais que em todo o ano de 2014. O resultado é fruto das ações do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde para melhorar a qualidade de vida dos maranhenses. A SES intensificou a campanha de incentivo à doação, para suprir a necessidade dos pacientes na fila de espera”.

Em nenhum momento é citado o Hospital Universitário Presidente Dutra, mais conhecido como HUUFMA, o único responsável por transplante de rins e córneas no Maranhão.

Simplificando as palavras do secretário Robson Paz: “mentira tem perna curta”. E a SECOM junto com  SES deve um pedido de desculpas ao HUUFMA e a população maranhense, por mais uma vez lançarem informações falsas.

Assim como aconteceu com o caso da FAEMA, a matéria deve ser excluída em instantes do portal do Governo, porém a disponibilizo na íntegra para que ela possa ser lida e relida, e que mais uma mentira do Governo não passe em branco.

prinmateriatrans

1 thought on “Governo Flávio Dino mente sobre transplantes no Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *