Gasolina e diesel estão mais caros a partir de hoje em todo o Maranhão

Correio Braziliense

A gasolina e o óleo diesel ficam mais caros nas refinarias a partir de hoje. Em comunicado, a Petrobras anunciou, na noite de ontem, que os combustíveis terão alta de 6% e 4%, respectivamente. Os valores para o consumidor ainda não são conhecidos, dependem da incidência de tributos — PIS e Cofins, federal, e ICMS, estadual. Esta é a primeira revisão nos preços dos produtos desde que Aldemir Bendine assumiu a empresa, em fevereiro.

O último aumento de combustíveis promovido pela petroleira tinha sido em 7 de novembro do ano passado, quando a gasolina foi reajustada em 3% e o óleo diesel, em 5%, com impacto para o consumidor de 2% e 2,5%, na época.

A decisão foi tomada pela diretoria da empresa , após reunião em que a pauta principal foi a frágil situação financeira da estatal, agravada pelo efeito da depreciação cambial sobre a dívida externa da empresa. O reajuste, anunciado um dia antes da reunião do Conselho de Administração, segundo especialistas, além de tentar conter as dificuldades de caixa da empresa, impedida de fazer investimentos prioritários, é uma tentativa de sinalizar ao mercado que a companhia possui autonomia para definir sua política de preços de combustíveis.

Analistas e consultores do setor não esperavam um aumento neste ano. A avaliação era de que o cenário político instável, a baixa popularidade do governo e a crise econômica do país retardariam a decisão.

O reajuste pressionará a inflação que, de acordo como o Índice Geral de Preços — Mercado (IGP-M), do Instituto Brasileiro e Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV), fechou setembro em forte aceleração em relação a agosto: 0,95% ante 0,28%, e prejudicará o esforço da equipe econômica de levar a carestia para o centro da meta de 4,5%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *