Fórum de consórcios discute implantação do Plano da Região do Matopiba

Prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Sertão Maranhão (CIDR Sertão) participaram do Fórum dos Consórcios Intermunicipais Maranhenses sobre o Plano de Desenvolvimento Agropecuário da Região do Matopiba, realizado em Pastos Bons, na última semana.

O evento feito pela Federação Maranhense de Consórcios Intermunicipais (Femaci), o CIDR Sertão Maranhense e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), discutiu estratégias para a melhor aplicabilidade do plano. Estiveram presentes

A prefeita anfitriã, Iriane Gonçalo, além dos prefeitos de Nova Iorque, Airton Mota; de São João dos Patos, Waldênio Souza; de Colinas, Antônio Carlos; de Buriti Bravo, Cid Pereira.

O Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba foi lançado em maio deste ano pelo governo federal. A região, queé formada por partes dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, é uma das principais áreas do mundo em expansão na produção de grãos.

O Matopiba é considerado a última fronteira agrícola do mundo e atualmente representa 12,8% da produção de grãos no Brasil. Abrange 337 municípios e 31 microrregiões, num total de 73 milhões de hectares. É estratégico para a ascensão social dos pequenos produtores locais e para o incremento da produção e da exportação agropecuária do país.

Uma das medidas que deverá impulsionar os agricultores da região é a criação de uma agência de desenvolvimento voltada para a tecnologia com forte investimento em capacitação, inovação, pesquisa, agricultura de precisão e assistência técnica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *