Escutec aponta Eliziane Gama como favorita na disputa pela prefeitura de São Luís

Jornal Pequeno

A pesquisa do Instituto Escutec a ser divulgada na edição deste domingo (12) no jornal O Estado do Maranhão confirma a liderança da deputada federal Eliziane Gama (PPS). Em segundo lugar vem o prefeito Edivaldo Júnior (PDT), seguido pelo ex-prefeito e deputado federal João Castelo (PSDB).

Entre os dias 10 e 11 de setembro a pesquisa ouviu cerca de 807 pessoas. Em todos eles a deputada federal Eliziane gama seria eleita prefeita de São Luís. A novidade ficou por conta do crescimento das intenções de voto do prefeito Edivaldo Holanda Jr.

No primeiro cenário, foi perguntado ao eleitor em quais candidatos ele votaria caso a eleição fosse hoje. A deputada Eliziane Gama (PPS) apareceu com 28,7%, o prefeito Edivaldo Júnior (PDT) com 20,6% e o ex-prefeito João Castelo (PSDB) obteve 16,5% dos votos dos entrevistados. Roberto Rocha (PSB) apareceu com 9,2%, Rose Sales (sem partido) com 6,7% e Ricardo Murad (PMDB) com 4,6%.

Saulo Arcangeli (PSTU) aparece com 1,4% e Antônio Pedrosa (PSOL) com 1%. Votaram na opção nenhum dos candidatos 3,6% dos entrevistados e 7,8% disseram que não sabem ou não responderam.

Em um segundo cenário, com a mudança de Castelo pelo secretário Neto Evangelista (PSDB) e o senador Roberto Rocha substituído por Bira do Pindaré (PSB), Eliziane Gama atingiu 30,1%. O prefeito Edivaldo aparece de novo em segundo com 23,5%. O PSDB cairia para 8,2% com Evangelista. Bira do Pindaré aparece com 8,1% seguido por Rose Sales com 7,4%, Ricardo Murad, 5%, Saulo Arcangeli, 1,9% e Pedrosa 1,5%. Em nenhum dos candidatos somou 3,1% e não sabe ou não respondeu, 11,3%.

Eliziane venceria os principais adversários no segundo turno

Em uma simulação de segundo turno, a deputada Eliziane Gama obteria quase o dobro dos votos de Edivaldo Holanda e João Castelo. Na disputa seria entre Eliziane Gama e Edivaldo Júnior, ela venceria com 47,7%. Edivaldo Júnior teria 26,3%. O eleitor que decidiria não votar em nenhum dos candidatos somaria 9,9% e não souberam responder 16,1%.

No segundo cenário, a disputa mostrada é entre Eliziane e Castelo. Ela contabilizou 48,2% da opinião dos entrevistados. O tucano ficou com 22,1%. Nenhum dos candidatos, 13% e não sabe e não respondeu, 16,7%.

Caso o prefeito Edivaldo Júnior enfrentasse o ex-prefeito Castelo, ele venceria as eleições com 36,2% e Castelo ficaria com 31,5%. Nenhum deles somou 14,6 e não sabe ou não respondeu, 17,7%.

1 thought on “Escutec aponta Eliziane Gama como favorita na disputa pela prefeitura de São Luís

  1. O que é visto é a emoção momentânea do asfalto espalhado nas avenidas dos bairros de São Luis. Sendo que, gostaríamos de vê as ações do prefeito junto à área da saúde, educação e transporte público.
    Na saúde temos a sociedade humilhada na fila de marcação de consulta do SUS, no Socorrão I e II pacientes espalhados nos corredores do hospital e funcionários sem condições dignas de trabalho, correndo o risco de uma infecção. Sendo que, o prefeito e a secretária não conseguem dá solução ao problema.
    Nas escolas, reclamação por falta de estrutura e condições mínimas de permanência de alunos e professores na maioria das escolas.
    Os ônibus chamados de lata velha, que a maioria das empresas está com sua frota em circulação fora do prazo determinado por lei.
    E para finalizar vamos esperar as chuvas que estão chegando, e ai iremos vê o sofrimento da população.
    Depois iremos vê as pesquisas divulgando a popularidade do prefeito de São Luís. Será que ele ainda vai atribuir a situação à gestão anterior?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *