Deputado destaca o “Setembro Verde”, mês de prevenção ao câncer de intestino

O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) destacou, na sessão desta segunda-feira (14), o “Setembro Verde”, o mês da prevenção ao câncer de intestino.  O parlamentar disse que, divulgando esta campanha, todos estão ajudando a salvar vidas e a reduzir o sofrimento de muitas pessoas que são acometidas por esse tipo de doença por falta de informação e de conhecimento sobre as formas de tratamento.

Segundo o deputado, a expectativa é de que, nesse mês de setembro, milhares de maranhenses e de brasileiros possam ter acesso à informação e assim possam ajudar a salvar muitas vidas. Othelino disse que trouxe o tema à tribuna por sugestão da médica Rosilma Barreto, que atua no Maranhão e pertence à Sociedade Brasileira de Combate ao Câncer de Intestino, por conta da importância e da incidência, cada vez maior, da doença em homens e mulheres.

A médica disse ao deputado que o câncer de intestino é o único que pode ser evitado. “Como é que se previne? Fazendo o acompanhamento permanente e, assim, evitando muitos dissabores, problemas para depois curar, no caso de uma infelicidade da incidência da doença”, comentou na tribuna.

Othelino informou que a médica vai encabeçar, durante todo esse mês de setembro, um grande movimento para chamar atenção e conseguir passar a informação sobre a importância de prevenir, de evitar o câncer de intestino que, como ela disse, muita gente perde a vida por conta da desinformação, de não saber da necessidade de fazer os exames que podem impedir, ainda numa fase anterior, a formação de tumores malignos.

A médica Rosilma Barreto repassou ao deputado dados impressionantes das estatísticas de crescimento do câncer de intestino, no ano de 2015 e, principalmente, nas mulheres. “Então existe uma tendência, de acordo com as pesquisas da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, de haver uma incidência ainda maior no sexo feminino. E há a previsão de que novos casos, entre 2014 e 2015, atinjam 32.600 pessoas, sendo cerca de 15 mil homens e mais de 17 mil mulheres”, informou.

Mudança de hábitos alimentares

Em aparte, o deputado Levi Pontes (SD), que também é médico, parabenizou Othelino por trazer à tribuna o tema do “Setembro Verde” de prevenção ao câncer de intestino. O parlamentar chamou atenção para a gravidade da doença, porque quando a pessoa descobre, por ser uma patologia interna, já está em um estágio avançado.

“A gente sabe que a quase totalidade desses cânceres que existem têm cura, desde que descobertos em tempo. Então, a importância e a gravidade deste tumor é que, normalmente, nos primeiros anos, as queixas são muito sutis, tipo mudança do hábito do intestino, e as pessoas terminam achando que é uma ou outra comida. A doença está muito ligada ao tipo de alimentação que o ser humano tem”, comentou Levi Pontes.

O deputado do Solidariedade disse que a medicina já tem trabalhos que mostram as comidas pré-fabricadas, tipo enlatadas e com corantes, como grandes vilãs. Ele disse que é importante mudar os hábitos alimentares para uma alimentação mais à base de fibras, legumes e verduras, somada à atividade física.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *