Carlos Brandão e Celso Gonçalo fazem visita oficial ao Ceará

O vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSDB), acompanhado de secretários estaduais e empresários maranhenses, entre eles Celso Gonçalo da Fiema, estiveram nesta semana em visita oficial ao estado do CearáA comitiva conheceu as instalações da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), cuja primeira fase de implantação alcança a sua etapa final; a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE-CE), já em funcionamento; e o Complexo Portuário do Pecém.

A ZPE, a CSP e o Porto do Pecém integram a área do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), localizado nos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, litoral oeste do Ceará, distante 50 km de Fortaleza.

A ideia, segundo Carlos Brandão, é adquirir know-how para a implantação de uma siderúrgica em terras maranhenses, em parceria com empresários chineses. De acordo com o vice-governador, as negociações com os empresários estrangeiros estão bem avançadas. “Neste momento, buscamos escolha do terreno, porque é um compromisso do governo fazer a doação desta área. Temos a nosso favor o Porto de Itaqui, que tem um grande calado, e, além de tudo, temos a Ferrovia Carajás, que passaria por dentro do terreno da siderúrgica”, informou Carlos Brandão.

Nas CSP, a comitiva maranhense foi recepcionada pelos executivos Miguel Bentes, responsável pelo projeto conceitual da siderúrgica cearense; e Nelson Ricardo, especialista em relações institucionais. Orçada em US$ 8,1 bilhões, sendo US$ 5,1 destinados à implantação da primeira fase, a CSP tem como acionistas a Vale (50%), e as sul-coreanas Dongkuk (30%) e Posco (20%). A previsão é de a siderúrgica eleve em 48% o PIB cearense, com previsão que no dia 28 de abril do próximo ano seja aceso o alto forno.

PORTO DO PECÉM

Brandão e os secretários também conheceram a área do Porto do Pecém, que foi um dos fatores determinantes para a instalação da CSP. Recepcionados pelo diretor de desenvolvimento e infraestrutura operacional, Waldir Frota, os representantes do Governo do Maranhão percorreram toda a área do Porto, desde o pátio de armazenagem até o Terminal de Múltiplas Utilidades.

O Porto do Pecém tem 13 anos de existência e hoje opera com um mix de cargas, tais como combustíveis minerais, minérios e frutas. O terminal foi projetado como um porto off shore, ou seja, permite a atracação de navios a certa distância da costa, dando por isso acesso a navios de maior calado, com capacidade para transportar grandes cargas.

O navio regaseificador Golar Spirit chamou a atenção da comitiva. Com 289 metros de extensão e 56 de altura, ele tem capacidade para regaseificar até 7 milhões de m3 de GNL.

ZPE

A visita foi encerrada na ZPE, que é um distrito industrial incentivado, no qual indústrias nele localizadas operam com benefícios tributários cambiais e administrativos. “Pela legislação brasileira, no mínimo 80% da sua receita devem ser resultados de suas exportações”, explicou José Jesus Ferreira, representante da Receita Federal.

A ZPE do Ceará foi a primeira do país a entrar em operação. Com uma área total prevista de 4.271 hectares, iniciou sua primeira fase com um perímetro de 572 hectares. Já a área de desporto aduaneiro conta com 55 mil m².

Mário Lima Júnior, presidente da ZPE-CE, explicou que, atualmente, ela funciona em pré-operação, atendendo às cargas voltadas para a construção da CSP. Brandão destacou que o Maranhão conta com uma licença para instalação de uma ZPE, que está prestes a vencer. Mas que o governo estadual irá buscar formas para ampliar o prazo e espera contar com ajuda da experiência cearense para encurtar o caminho de implantação.

Dentre as autoridades e membros da equipe do governo do Estado, participaram da visita ao Ceará: Alan Jorge Santos Linhares, prefeito de Bacabeira; Felipe Macedo de Holanda, titular da Secretaria Extraordinária de Programas Especiais; Marcellus Ribeiro Alves, secretário da Fazenda; Celso Gonçalo, representando a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e Artur Thiago Leda Alves da Costa, assessor especial da Presidência da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *