Central de Transplantes realiza ações em prol da Doação de Órgãos

Percorrer as unidades de saúde, instituições públicas e particulares para sensibilizar a sociedade sobre o tema da doação de órgãos e tecidos tem sido uma das atividades desenvolvidas pela Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Estado do Maranhão- CNCDO/MA durante todo esse mês de setembro. Na verdade, essa ação já faz parte da rotina da Central, mas que durante esse mês ganhou um toque especial, pois comemora-se o setembro verde e a Semana Nacional de Doação de Órgãos de iniciativa da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) e do Ministério da Saúde.

“Seja Doador de Órgãos! Informe sua família! ” é o tema deste ano da campanha realizada pela Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Estado do Maranhão (CNCDO/MA) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MA), com o apoio do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), por meio do Banco de Olhos e da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT).

A abertura oficial da campanha acontecerá na próxima segunda-feira, 21/09, às 8h, no auditório central da UFMA. Entretanto, desde o dia 01/09 os profissionais estão visitando diversas instituições com o objetivo maior de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos e tecidos e como esse ato será fundamental para salvar vidas. A falta de informação é um dos principais entraves em relação à temática.

Além disso, ações de sensibilização também estão sendo realizadas em shoppings da capital. No Shopping Pátio Norte a ação se estenderá até sexta-feira, 18/09. Na próxima semana de 21 a 25/09 os profissionais estarão no Shopping da Ilha e no Rio Anil Shopping. No Shopping Tropical a ação será só no dia 25/09. Todas acontecerão das 15h às 22h.

Paralelo a isso, será realizada uma “Blitz Social” nos semáforos do Tropical Shopping (22/09) e na frente a Universidade Federal do Maranhão (30/09). Os dois às 7h30, com distribuição de folders da Campanha.

No dia 26/09, às 15h, toda a sociedade está convidada a participar da Caminhada em prol da vida, com concentração na Praça do Pescador, na Avenida Litorânea. Junte-se a esta causa! Participe da caminhada!

Saiba mais!

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão foi o pioneiro em transplantes no Maranhão e realizou, desde março de 2000, um número total de 486 transplantes renais, com doadores vivos e doadores falecidos; mais recentemente o Hospital Santa Mônica, em Imperatriz realizou 5 transplantes renais apenas com doadores vivos.

No Maranhão, há ainda o transplante de córneas, com um número total de 1145 transplantes realizados em 15 anos.

Esses números estão muito aquém das necessidades da população maranhense, onde hoje há uma lista de espera de córneas com mais de 700 pacientes e de rim com cerca de 170 pacientes.

Há ainda um grande número de pacientes que conseguem tratamento fora do domicílio para outros transplantes, como de fígado, coração e medula óssea. Em relação a este último, o Maranhão já cadastrou 7.602 doadores no REDOME – Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea desde 2007.

Conclui-se que há necessidade premente de conscientizar e sensibilizar a comunidade maranhense quanto à relevância da doação de órgãos e tecidos no sentido de salvar ou melhorar a qualidade de vida de muitos pacientes crônicos na nossa cidade e no nosso estado.

Apesar de tantos esforços o número de transplantes realizados em nosso estado ainda é pequeno devido à desinformação e mitos correlacionados ao processo de doação. A falta de informação gera um medo que acaba por dificultar o processo e enquanto isso a fila de espera, só tende a aumentar.

Segue abaixo os contatos para Informações sobre a doação de órgãos e tecidos ou caso alguém tenha interesse em chamar a Central para fazer atividades de sensibilização em eventos ou instituições.

Contato da Central de Transplantes: (98) 2109-1212/ 1276

Banco de Olhos: (98) 2109-1010

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *