Yglésio diz que Eliziane Gama é uma parlamentar que defende interesses estrangeiros e defende taxação da Netflix

O suplente de deputado estadual, Yglésio Moyses, entrou em um embate com a deputada federal Eliziane Gsma (PPS). O petista usou sua página pessoal no Facebook para defender a taxação da Netflix e atacou a parlamentar, afirmando que ela era uma representante brasileira em defesa dos interesses estrangeiros.

O petista diz que a Netflix vem lucrando R$1 bilhão por ano no Brasil, porém não promove nenhum investimento no país como a geração de emprego. Yglésio questiona: “Quero saber como se melhoram os serviços públicos dando isenção fiscal pra empresas estrangeiras que vêm aqui e enchem os bolsos no Brasil sem gerar empregos?”

yglesionetflix

Dados divulgados nesta semana pela Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) dão conta que a Netflix já faturou R$500 milhões somente este ano Brasil e já possui 2,5 milhões de assinantes. O lucro da Netflix já é superior que o de canais da tv aberta como RedeTV! e Band.

A ABTA quer discutir com o Governo Federal um novo modelo de cobrança de impostos para os canais de tv por assinatura, pois a Netflix atualmente enquadrada no serviço de OTT (over-the-top), fica isenta da cobrança de ICMS e CONDECINE (Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional).

Eliziane Gama, que é membro da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, vem se manifestando contra a tentativa do governo federal de taxação de serviços como o aplicativo de troca de mensagens WhatsApp e a NetFlix. A parlamentar argumenta que já se paga elevadas taxas de impostos as companhias telefônicas que garantem o acesso ao WhatsApp e Netflix, e caso venha se estipular o novo tributo sobre os aplicativos estará ocorrendo uma bitributação.

O debate é interessante e vai render. A disputa Netflix e Canais por assinaturas já se leva a uma comparação ao embate travado entre taxistas e o Uber.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *