O PT caminhou desunido nos últimos 8 anos no Maranhão. Diversas forças se digladiaram em busca de espaço ou poder, resultado disto foi um partido esfacelado e com seu poder reduzido. Mesmo assim, alguns nomes conseguiram manter a representatividade da legenda. Atualmente o Partido dos Trabalhadores tem um membro  na Câmara de Vereadores de São Luís, dois na Assembleia Legislativa e mais um na Câmara Federal. São estes parlamentares que podem buscar a unidade petista no estado.

Honorato Fernandes, Francisca Primo, Zé Inácio e Zé Carlos mantém um diálogo permanente com intuito de fortalecer a legenda. O PT vive um dos momentos mais críticos da sua história, por isso, independente de força interna, ambos percebem que nada é mais importante que a instituição partidária e a unidade será a única saída para manter o Partido dos Trabalhadores forte.

Irmanados em busca de um mesmo objetivo, os parlamentares, o presidente do PT no Maranhão, Raimundo Monteiro; o vice-presidente Augusto Lobato e o presidente do PT em São Luís, Fernando Magalhães, dialogam sobre os rumos do partido em relação às eleições 2016, 2018 e o relacionamento com o Governo Estadual e Municipal de forma permanente.

Cada um tem sua importância dentre processo, mas cabe ressaltar a articulação do vereador Honorato Fernandes para manter esse grupo coeso. Afinal foi em sua residência no inicio deste ano que os demais abriram as conversas em busca da unidade.

É destacada também a capacidade de Honorato, Zé Carlos e Zé Inácio em abrir o diálogo do PT com a administração municipal e estadual. Os parlamentares mantém estreita relação com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior e ambos caminham para um entendimento e participação do partido na disputa municipal em 2016. É com Flávio Dino que a bancada do PT também busca o diálogo. Prova disto é uma proposta de uma reunião entre o governador e os parlamentares petistas maranhenses.

É necessário destacar a importância de cada parlamentar neste processo. Zé Carlos em Brasília tem um papel fundamental, ser a ponte do Governo Federal com o estado. Zé Inácio na Assembleia Legislativa desenvolve um mandato atuante e que dialoga com as bandeiras defendidas pelo PT e Governo estadual, que também tem um caráter de esquerda. Honorato Fernandes e seu papel de destaque na Câmara Municipal. Por fim a aproximação de Francisca Primo, mostra que existe qualquer desprendimento de interesses internos, uma vez que a parlamentar é da “Resistência Petista” e mesmo assim vem dialogando com membros da “CNB – Construindo um Novo Brasil”.

Fica evidente que Honorato Fernandes, Francisca Primo, Zé Inácio, Zé Carlos e Raimundo Monteiro caminham para o entendimento. Os petistas entendem que o dialogo vai promover a unidade, tornando o PT mais forte e mantendo a capacidade de continuar mudando o país, promovendo transformações a níveis municipais, estadual e federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *