TV UFMA entra no ar. A primeira emissora de caráter público no Maranhão

Desde quarta-feira (5), o Maranhão ganhou mais um canal de televisão. É a TV Universitária da Universidade Federal do Maranhão, primeira TV pública do estado na frequência 54.1, estreando já com sinal digital e em HD. A criação da emissora foi aprovada em 2014 e começou a funcionar em caráter experimental. Em setembro ela será inaugurada oficialmente com a presença do ministro Ricardo Berzoini.

A TV Universitária chega para colaborar efetivamente para o desenvolvimento social, educativo, científico, cultural, artístico e econômico da região, segundo o professor Natalino Salgado. “Este é um sonho antigo da UFMA que vinha sendo discutido nos últimos quatro anos e que agora está sendo realizado“, ressaltou.

AvhXxYWXmf-hOnZy5eL2XoCUDrv_1dAdlbhxohfaylYx

A equipe de pessoal que vai trabalhar na TV será constituída por funcionários da Assessoria de Comunicação e de outros setores da UFMA, estagiários do Departamento de Comunicação e técnicos.

O imóvel da TV UFMA tem dois andares ocupa uma área de 576 metros quadrados. Em seu interior, há 17 salas administrativas e de produção audiovisual, seis ilhas de edição, uma cozinha, quatro banheiros e um elevador para pessoas com deficiência. A torre de110 metroslocalizada ao lado da TV é umas das maiores de São Luis e do estado. O vidro reflexivo de prata na fachada é o cartão postal desta obra e chama a atenção de quem passa no local por sua beleza e extensão.

Saiba mais

A TV Universitária se constitui com o propósito de produzir informação de qualidade por meio de uma programação que englobe diferentes gêneros e pelo envolvimento de profissionais das mais diversificadas áreas do conhecimento. Podemos dizer, então, que o espaço de um canal universitário é, por sua, de natureza multidisciplinar. Uma teia complexa de atividades que envolve material humano, equipamentos e instalações físicas de qualidade.

AjpwyOn3xxAjE4ZY4jQsZHUkBu2wkHQvvtkmGEHqzxJR
Neste contexto, é imprescindível, no espaço da TV UFMA, a participação de estudantes de graduação de diferentes cursos como Engenharia Elétrica, Computação, Pedagogia, Artes Plásticas, Artes Cênicas, Música e Comunicação Social, entre outros,  sob a supervisão de técnicos e professores. Neste ambiente de troca de ideias e inovação, eles vão ter a oportunidade, por exemplo, de criar alternativas técnicas e tecnológicas diante de problemas físicos, criar e gerar modelos infográficos e cenários virtuais para auxiliar nas operações do canal, criar programas educativos e de entretenimento com a produção de roteiros e story-boards, auxiliar na produção de fundo musical para diferentes quadros e programas, contribuir para criação e seleção de cenários, participar como atores em programas do gênero ficcional e teledramaturgia  e de toda a etapa de produção de um telejornal como a edição, reportagens e apresentação.
Os alunos dos cursos de Medicina, Odontologia, Enfermagem e Nutrição, por exemplo, vão poder auxiliar no desenvolvimento de produções audiovisuais que tratem de temas relacionados a saúde da população de todas as idades. Nas áreas biológicas e aquáticas, em produções televisivas que reflitam sobre atividades na área de meio ambiente e praticas de sustentabilidade. Nas Ciências Sociais e Humanas, na criação programas de entrevistas que tratem com profundidade de assuntos que influenciam o cotidiano como aprovação de leis, ações no campo pedagógico, social e político, com a participação de pesquisadores dos Programas de pós-graduação de Políticas públicas, Ciências Sociais, História, Cultura e Sociedade e Educação, no sentido de promover discussões mais consistentes, entre outras tantas possibilidades. Sabemos que os exemplos não terminam por aqui.
Enfim, a TV UFMA poderá se tornar um campo fértil para treinamento e qualificação de profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação atuando como produtora competente de materiais na área do saber e da educação, transformando e dinamizando mais ainda as informações com a incorporação das novas mídias.

5 thoughts on “TV UFMA entra no ar. A primeira emissora de caráter público no Maranhão

  1. A TV UFMA deveria ser um laboratório para os estudantes de comunicação da UFMA, no entanto não é. Dentre anos e anos de ostracismo a TV UFMA foi um dos investimentos mais caros da UFMA. Cara e inoperante com o dinheiro público.
    Infelizmente essa pseudo-emissora é uma panelinha,furada diga-se de passagem. Os poucos alunos que trabalham/estagiam nessa emissora são constantemente trabalham desrespeitados em razão da megalomania do atual diretor. Um diretor que nem maranhense é, veio da paraiba e nem mesmo é formado em jornalismo é. A ineficiência e despreparo do atual diretor,Silvano Bezerra, é um rombo nos cofres públicos e no bolso do cidadão, que é quem paga esse projeto. Acredito que a nova reitora deveria mudar o diretor da emissora para alguém que seja formado em comunicação, seja maranhense e tenha vivencia,conhecimento e respeito pelas nossas manifestações culturais e politicas.

    1. Seria bom se essa emissora tivesse uma programação estilo a ULBRA TV com desenhos e programação japonesa pq se for uma programação voltada só para alunos da UFMA então nem precisa fazer essa tv :p

  2. TV UFMA é uma emissora cujo diretor nem maranhense nem jornalista é. Promete mesmo ser um fracasso se depender do conhecimento na area

  3. UFMA está para fechar as portas e mesmo assim continua gastando com uma emissora que nunca dará frutos, será apenas uma retransmissora de canais estrangeiros. lastimavel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *