Professores da rede municipal recebem formação para incentivar o aprendizado da Matemática

Professores de matemática do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental participaram nesta quinta -feira (27) de uma capacitação que visa estimular o interesse pela matemática e potencializar o aprendizado. O projeto de formação para professores “O Círculo da Matemática do Brasil” é desenvolvido pelo instituto Tim em parceria com o governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e com a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A atividade aconteceu no auditório da Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão (PGJ-MA) e contou com a presença do secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, e do secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.

O titular da Semed destacou que a formação é uma das atividades da parceria entre governo do Maranhão e Prefeitura de São Luís. “Esta atividade que estamos realizando hoje é prova concreta do esforço do governo do Maranhão para que os municípios tenham acesso à ciência e os educadores, acesso à formação. Agradeço em nome do prefeito Edivaldo Holanda Júnior e dos meus colegas professores. Tenho certeza que a dedicação e empenho dos nossos professores são fatores que movem esta rede municipal”, disse Geraldo Castro.

O secretário de Educação lembrou ainda que está em curso até esta sexta-feira (28) a oficina de elaboração de itens da Prova Brasil, voltada para professores de Língua Portuguesa e Matemática do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental.

O gestor da Secti, Bira do Pindaré, destacou que a matemática é uma estratégia no desenvolvimento da educação. “A matemática pode melhorar vidas. Espero que essa formação contribua com os educadores no sentido de conservar, nas crianças, o mesmo interesse e curiosidade que elas demonstravam pela Matemática na idade pré-escolar”, disse Bira.

PROJETO
O projeto, iniciado em 2013 pelo Instituto Tim, tem foco em crianças de 6 a 10 anos. Os educadores-formadores do Círculo da Matemática forneceram alguns princípios pedagógicos e instrumentos que podem ser utilizados na sala de aula. Os professores que participaram da formação receberão acompanhamento através de uma Central de Relacionamento, que orientará sobre o uso dos materiais didáticos ofertados pelo projeto e a abordagem pedagógica. O projeto prevê ainda a disponibilização de recursos online, incluindo uma videoteca didática.

“A bailarina na linha dos números, o relógio, as máquinas de funções fazem parte da nossa formação e serão apresentados hoje para somar nas atividades já desenvolvidas por eles”, explicou Viviane Beatriz Hummes, educadora-formadora do projeto.

Com experiência de 6 anos na rede municipal, a professora da Unidade de Educação Básica (U.E.B) Anjo da Guarda, Euda Bezerra da Silva Ferreira, disse que essa metodologia aplicada pelo curso vai auxiliar para dinamizar as aulas de matemática. “As crianças veem a matemática como uma matéria muito difícil. Acrescentar o lúdico vai incentivar o gosto pela disciplina, além de melhorar o desempenho dos alunos e a autoestima”, comentou a professora do 1º ano do Ensino Fundamental.

Para o gestor da U.E.B Piancó, José Maria Alves de Sousa, a ideia é que os resultados sejam notados nas avaliações dos estudantes. “A formação é um suporte para nossos professores. Serão novas técnicas para eles usarem com as crianças. Com o trabalho mais dinâmico e participativo, os estudantes vão aprender mais rápido, colaborando para a elevação educacional das nossas escolas,” disse José Maria.

Com foco nos primeiros anos do ensino fundamental, O Círculo da Matemática do Brasil traz ao país a abordagem The Math Circle, criada pelos professores da Universidade de Harvard Robert e Ellen Kaplan. Seu ponto forte é a concepção pedagógica, segundo a qual a participação e reflexão dos alunos são essenciais para a construção do conhecimento matemático. A avaliação de impacto mostrou que as crianças participantes em 2014 melhoraram suas competências matemáticas em 7,3% em média.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *