Presidente Dilma pode acabar com 6 ministérios para estancar a crise de popularidade

Correio Braziliense – Com edição

A presidente Dilma inicia nesta noite de segunda-feira (10), rodadas de conversas com líderes de partidos no Senado e Câmara Federal, mas também começa a cobrança insistentemente para promover uma reforma ministerial. Poderá, inclusive, fazer um enxugamento no atual modelo da Esplanada, o que, para muitos aliados, é um risco enorme. Para alguns céticos, em um momento em que ela precisa de apoio dos partidos aliados e do PT, somado aos movimentos sociais, ela não teria condições de cortar pastas, sob pena de perder o último suspiro de sustentabilidade política. Porém a ideia sugerida a petista pode fazer com que ela transforme 10 ministérios em apenas 4, reduzindo pelo menos seis pastas.

Na opinião da líder do PCdoB na Câmara, deputada Jandira Feghali (RJ), a reforma precisa ser feita “Como está, não dá para ficar”, diz a parlamentar. Segundo ela, o governo precisa “incorporar politicamente os aliados. Nem sempre o ministro tem relação com as bancadas do Congresso”, diz a deputada.

Quem defende a proposta sugere um modelo de fusões que, necessariamente, não implicaria em perda das bandeiras sociais defendidas pelo PT. Uma das ideias na prancheta palaciana seria a criação de um superministério dos Direitos Humanos, tendo sob seu guarda-chuva as políticas para mulheres e negros. Por tratar de assuntos complementares, Ciência e Tecnologia e Comunicações também poderiam ser unidas em uma sigla única. Mais polêmica é a proposta de juntar Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Agrário.

Outra mudança mais arriscada está sendo sugerida por petistas e peemedebistas, mas ainda é tabu no Planalto. A migração do atual titular da Defesa, Jaques Wagner, para a Casa Civil. Desde a reeleição da presidente Dilma, em outubro do ano passado, petistas torcem por essa indicação. Mas Dilma sempre deu reiterados sinais de apreço ao atual titular da Casa Civil, Aloizio Mercadante.
O que pensam os estrategistas políticos sobre a reforma ministerial para tentar tirar Dilma da crise

Casa Civil
Uma estrutura vitaminada, comandada por Jaques Wagner, englobando a Secretaria de Relações Institucionais e Secretaria de Comunicação

Direitos Humanos
A pasta englobaria todas as ações do setor, incluindo políticas para mulheres e negros

Setor rural
Polêmica, há quem sugira uma fusão dos ministérios da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Pesca

Conhecimento e investimentos
União dos ministérios das Comunicações e Ciência e Tecnologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *