Prefeito Luciano Leitoa entrega reforma e ampliação de escola

“Educar é um ato de coragem”. Essa frase é do educador e filósofo brasileiro, Paulo Freire e simboliza os investimentos que a Prefeitura de Timon vem realizando na educação do município. Na quinta-feira (13), a Prefeitura entregou aos timonenses mais uma escola totalmente reformada e ampliada, o Educandário Paulo Freire, localizado na Rua 18 do Bairro Cidade Nova.

O educandário foi criado em 2009 e desde sua fundação, nunca havia recebido quaisquer melhorias. Com capacidade para pouco mais de 226 alunos, a ex-escolinha funcionava numa estrutura de residência, não tinha piso de qualidade, o chão era batido, os banheiros quebravam frequentemente e quando o período chuvoso se aproximava as goteiras não permitiam que as aulas continuassem. Em 2015, professores, alunos e a comunidade do bairro viram a realidade se transformar após as melhorias realizadas pela Prefeitura de Timon. Hoje o Educandário Paulo Freire ganhou status de escola e passou a acolher 403 estudantes nos três turnos, manhã, tarde e noite na modalidade de Ensino Educacional de Jovens e Adultos (EJA).

O Prefeito Luciano Leitoa, citou o momento de dificuldades que o país está passando, incluindo Timon. Contudo, o gestor frisou que os investimentos na educação não irão cessar. “A escola Paulo Freira será climatizada ainda este ano e realizaremos também o calçamento da rua ao lado. As escolas de Timon estão ficando num padrão melhor do que muitas escolas particulares. A educação é grande formadora de cidadão e nossa preocupação é fazer o futuro de novas gerações. No momento que uma cidade não tem uma escola a altura de sua população a gente vê o aumento da violência, por exemplo, o legado que a Prefeitura de Timon está deixado é para o futuro da cidade”.

Agora a escola possui piso em azulejos, os banheiros foram construídos e ganharam novas instalações hidráulicas, a fiação foi mudada, rampas de acessibilidade foram instaladas, cantina, sala dos professores, o teto passou por uma ampla reforma e ganhou forragem, além da construção de duas novas salas de aula ampliando a capacidade de atendimento e correspondendo a demanda do bairro e circunvizinhança. Outra novidade é que agora os alunos da manhã recebem aulas de reforço pela tarde; novos métodos de ensino também foram implantados.

A secretária de educação, Dinair Veloso, complementou: “70% das escolas públicas de Timon funcionavam em formato de residência, levamos esse diagnóstico para a Prefeitura que prontamente nos atendeu e hoje a realidade é essas que todos estão presenciando, escolas de qualidade”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *