“Os trabalhadores não devem marchar do lado dos ricos e nem apoiar o governo Dilma”, diz Noleto do PSTU

O Brasil e em particular o Maranhão detêm o maior numero de negros e estes compõe a maioria dos pobres desse país. Vendo as fotos do protesto é nítida a impressão de que os protestos legítimos contra Dilma não são organizados e realizados pelos pobres que menos se beneficiaram com a politica do PT nos últimos 12 anos. Lá verifica-se uma maioria branca que depois de deliciarem como o banquete que o PT os proporcionou com redução de impostos, aumento de estudantes pobres em suas universidades particulares falida via o PROUNI, pagamento da divida publica que favoreceu uma meia duzia de banqueiros, a redução enorme de desapropriação de terras para fins de Reforma Agraria, etc. Nestas manifestações, que não tinha nada de apartidária, reinava o preconceito de classe e não faziam criticas as medidas impopulares do governo Dilma, em acordo com o PSDB, que atacam direitos como aposentadoria, redução dos salários via o PPE, dificuldades em conseguir benefícios como o seguro desemprego, etc.

Na litorânea, fui assistir um show dentro da programação cultural do SESC, e ouvir um dos manifestantes do ato dizer: “esse ato não é contra os pobres, mas estamos cansados de pagar impostos”. Ou sejam confirma que era um ato dos ricos, mas repito legitimo. Como assim cara pálida quem mais paga impostos nesse país são os trabalhadores. O imposto no Brasil é regressivo. Uma medida importante seria a taxação as grandes fortunas e isso não é bandeira desses atos.

Por fim, achamos que atitude mais correta dos partidos que fazem parte da verdadeira esquerda (PCB, PSTU, PSOL em sua grande maioria) além das centrais sindicais é fazer um ato contra as medidas do governo Dilma e os demais partidos da direita tradicional como DEM, PMDB, PSDB e por aí vai. Esses atos devem ser com independência politica e não em defesa do governo. Devemos levantar a bandeira do Fora Renan, Fora Cunha e todos os corruptos desse país. É necessário que os trabalhadores entendam que não podemos marchar ao lado dos ricos contra Dilma, pois nossos propósitos e clamor são diferentes dos deles, por outro lado não devemos dar apoio ao governo Dilma que estar dificultando com suas medidas a vida do povo pobre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *