Fórum da Baixada discute problemas e soluções para Saúde Pública da região

Membros da Câmara Técnica de Saúde do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense se reuniram na tarde desta quarta-feira (12), no prédio da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Maranhão, a convite do reitor Natalino Salgado para discutir problemas e apontar soluções para o setor de Saúde Pública dos municípios da região.

O palestrante do encontro foi o secretário estadual de Saúde, Marcos Pacheco, que fez uma breve apresentação das principais dificuldades que enfrenta para gerir o sistema de saúde na Baixada Maranhense, assim como em todo o estado. Na oportunidade o gestor ainda propôs a formação de um Conglomerado Intermunicipal para buscar a manutenção do sistema de saúde da região, uma vez que várias Prefeituras não tem como manter os hospitais construídos nos últimos anos.

20150812_152820

Natalino Salgado, membro efetivo do Fórum da Baixada, enalteceu a importância da discussão. “É uma oportunidade ímpar a atividade dessa Câmara Técnica, uma vez que em outro momento levaremos nossas discussões para uma reunião ampla com a participação dos demais membros das outras Câmaras”, explicou.

O presidente da FDBM, Flávio Braga, explicou que a divisão em Câmara Técnicas faz parte de uma estratégia em ampliar as discussões sobre as principais temáticas da Baixada Maranhense e agilizar a apresentação de projetos que proponham o desenvolvimento da região. “A ideia das Câmaras é formular, propor ideias e soluções para os problemas que afligem a Baixada Maranhense”, argumentou o advogado.

No próximo sábado (15), membros das dez Câmaras Técnicas do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense vão se reunir no auditório da Secretaria de Cidades para apresentar o detalhamento das reuniões ocorridas nas últimas semanas.

Participaram do encontro na Faculdade de Medicina da UFMA, a deputada estadual Valéria Lauande; o bioquímico e ex-prefeito de Viana, Antônio Gaspar; o diretor do Campus da UFMA de Pinheiro, Rickley Leandro Marques; a professora Maria do Carmo, entre outros membros do FDBM com atuação na área da saúde.

1 thought on “Fórum da Baixada discute problemas e soluções para Saúde Pública da região

  1. Parabéns a Emir que soube resumir o encontro dos embora da CT da Saúde. Ao Presdiente do Fórum e a todos que compareceram. Nessa Câmara, a doença não tem vez!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *