Deputado Wellington promove Audiência histórica em Alcântara

Objetivando discutir as problemáticas do município de Alcântara, dentre saúde, educação, assistência social, segurança pública e infraestrutura, o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, deputado Wellington do Curso (PPS), conduziu, durante toda a quarta-feira (12), uma Audiência Pública na igreja do Carmo, localizada no município.

Estiveram presentes representantes do Governo do Estado, da Delegacia Regional de Pinheiro, da Defensoria Pública, da Promotoria de Justiça, da Câmara Municipal de Alcântara, o prefeito Domingos Araken (PT) e representantes da população.

A audiência, que teve nove horas de duração e contou com a presença de mais de 500 pessoas, iniciou com a palavra franqueada à comunidade que, na oportunidade, externou suas contestações e cobrou transparência e esclarecimentos sobre a gestão municipal, além de manifestarem repúdio aos últimos acontecimentos na cidade.

Sempre em defesa das minorias e com o olhar humano voltado aos alcantarenses, o deputado Wellington explanou sua preocupação com o município e relembrou o motivo que levou a população a reivindicar.

“Nós denunciamos na Assembleia, na semana passada, o descaso com a saúde na cidade de Alcântara. Na verdade, quando nos debruçamos sobre o tema e sobre a cidade, verificamos não só as reclamações da sociedade com relação à saúde, mas vários outros temas que afligem e atingem a cidade e a população de Alcântara. Fizemos a denúncia com relação à Saúde porque, na verdade, houve um estopim na cidade de Alcântara: a morte da jovem gestante Naíres, de 19 anos, que faleceu juntamente com o seu filho. Fica aqui o alerta e a nossa preocupação com a saúde e com a educação para que nós possamos nos humanizar e não simplesmente ir às ruas procurar a população quando nós queremos nos beneficiar com a política e com o voto. Nós temos as nossas obrigações e devemos pautar o nosso mandato nessas obrigações, principalmente com o que nós nos comprometemos durante a campanha”, ressaltou.

Ao final da audiência e após intermediação do deputado Wellington, população e município fizeram as pazes, e foram acordados os seguintes encaminhamentos: a solicitação da reativação da Escola Municipal Inácio de Viveiro que, segundo a população, estava sem infraestrutura; a investigação sobre os atos de violência praticados pelos militares durante as manifestações; buscar esclarecimentos sobre os repasses do FUNDEB ao município; adotar providências quanto à merenda escolar em Alcântara; solicitar, junto à Secretaria de Saúde, investimentos na Unidade Básica de Saúde da cidade; averiguar os Conselhos do município, dentre eles previdência própria; o abastecimento de água; realização de uma Audiência Pública sobre a utilização do Porto pela população; desenvolver políticas públicas para os jovens alcantarenses; garantir a atuação da Guarda Municipal na cidade, além da criação do Centro de Zoonoses para a defesa dos animais, solicitação de atendimento social no CRAS e reativação da Casa do Idoso.

wellinaudie2

Após falar sobre a Audiência na tribuna da Assembleia, durante sessão desta quarta-feira (12), o deputado Wellington foi parabenizado por alguns parlamentares que destacaram a atuação do parlamentar e reconheceram seu empenho em defesa das minorias.

“Quero inicialmente cumprimentá-lo pela iniciativa e pela diligência em respeito ao fato de, não só de ser representante de todo o estado do Maranhão, mas também, na condição de deputado estadual que teve votação na cidade de Alcântara. A sua iniciativa foi um momento importante não só para acalmar os ânimos na cidade, que estavam muitos exaltados, mas também no sentido de que, a partir dessa audiência pública, cada instituição que tenha responsabilidade e obrigações na cidade de Alcântara possa dar a sua colaboração para que a cidade não continue naquele estado em que está”, afirmou o deputado Othelino Neto.

Segundo a deputada Valéria Macedo (PDT), o parlamentar está realmente fazendo seu papel. “Acredito que as pessoas têm visto também a atuação de deputados como Vossa Excelência, que tem ajudado os nossos municípios trazendo projetos de lei importantes a esta Casa que precisam, inclusive, do apoio de todos nós”, disse.

O deputado Zé Inácio (PT), que também esteve presente na audiência, parabenizou a atuação do deputado Wellington e destacou o empenho do colega de parlamento em sempre ir ao encontro dos problemas e ajudar com soluções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *