Diego Emir | Poder, Política e Sociedade

Cândido Mendes realiza 87ª edição do Círio de Nazaré. Terceiro mais antigo do país

16 de agosto de 2015 : 11:55

Fé e devoção mobilizaram centenas de pessoas que participaram nos últimos dias do Círio de Estandarte em Cândido Mendes para agradecer e pedir bênçãos de Nossa Senhora de Nazaré. O evento religioso é um dos mais tradicionais do país. De acordo com moradores do município, ele é realizado desde o ano de 1928, sendo o terceiro mais antigo do país, perdendo apenas para Belém e Macapá.

O tema deste ano do festejo foi Maria: “Primeira Cristã, Mulher da Eucaristia”. Em sua 87ª edição, cerca de 5 mil romeiros louvaram e se emocionaram no Círio de Nazaré de Estandarte ao longo de nove dias.

ciriocandido2
Prefeito Mazinho Leite acompanhado da primeira-dama Jarlene visitam o trapiche de Estandarte que foi recuperado

 

O Padre Raimundo Pereira de Almeida, pároco de Cândido Mendes, destacou a devoção e o amor dos fiéis a Maria e a Igreja Católica. “Apesar de estarmos distantes dos grandes centros, milhares de pessoas passaram por aqui para agradecer e louvar a Nossa Senhora”, destacou.

O Círio de Nazaré de Estandarte também ficou marcado por melhorias promovidas pelo prefeito Mazinho Leite no povoado. A atual administração abriu e recuperou a estrada, assim como a ponte de acesso a região, que tirou Estandarte do isolamento, agora veículos chegam no lugarejo e o tráfico intenso de veículos foi percebido. Houve também a recuperação do trapiche da vila, que possibilita a atracagem de embarcações de maior porte.

candidomendes2
Ponte que dá acesso ao povoado de Estandarte completamente recuperada

 

Mazinho Leite prometeu durante a visita em Estandarte que iniciará em breve a urbanização do cais do povoado. “Vou continuar promovendo melhorias para o nosso povo, em breve teremos nossa orla urbanizada”, anunciou.

A programação do Círio de Nazaré em Cândido Mendes foi marcada com missas campais na praça da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré. A imagem da santa também foi levada em procissão terrestre e marítima.

Apesar de ser um município maranhense, Cândido Mendes recebe grande influência do Pará e os principais visitantes são oriundos da cidade de Belém e Bragança, esta última exerce grande influência no povoado de Estandarte.

Os devotos de Nossa Senhora de Nazaré estavam muito emocionados. Os semblantes eram de fé e adoração à padroeira da Amazônia. Os moradores e visitantes do povoado também estavam radiantes com as melhorias promovidas, possibilitando o desenvolvimento e a busca pelo bem-estar do povo de Estandarte e de Cândido Mendes como um todo.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>