Vereadores e secretários querem mudanças na liderança do Governo na Câmara Municipal

O clima é de insatisfação geral com o atual líder do governo na Câmara Municipal de São Luís. Vereadores e secretários não poupam críticas a atuação de Osmar Filho (PSB) no parlamento. A reclamação é tamanha que já teria chegado ao Palácio La Ravardiere. De acordo com os próprios insatisfeitos, não existe diálogo e muito menos liderança. Os parlamentares ficam soltos, sem saber como agir e muito menos sabendo das orientações do prefeito e os titulares de pastas reclamam da falta de sintonia entre o legislativo e suas secretarias.

Alguns vereadores, que preferem manter seus nomes em sigilo, chegam a comparar a atuação do ex-líder com o atual. “Na época do Honorato, ele nos ligava no minimo com um dia de antecedência ou na noite anterior, explicava como deveria ser conduzida a sessão e as votações aconteciam na tranquilidade. Hoje não, as vezes recebemos os projetos em cima da hora”, reclama. Outro parlamentar, ainda chegar a ironizar, “existe liderança nesta Casa? O nobre colega quase não participa das sessões ordinárias”.

Secretários também preferem manter o anonimato, mas mantém a mesma linha de pensamento sobre a liderança do governo na Câmara Municipal. “Eu fico sabendo do que ocorre entre os vereadores, através da imprensa ou até mesmo de pessoas que estão em sessão e me enviam mensagens, o líder não dialoga, fica tudo muito solto”, lamenta. Já outro titular de pasta, chega a ter uma postura mais dura, “o prefeito deveria tomar uma atitude, tem de mudar, ficamos vulneráveis, sobra até para o prefeito”, endossa as reclamações.

É improvável ter uma mudança antes do fechamento das atividades do primeiro semestre, isso ocorre até por conta da falta de opções. Pedro Lucas Fernandes (PTB) é colocado com um dos melhores na atuação em defesa do Governo na Câmara Municipal, mas no momento ocupa um cargo na Mesa Diretora, o que inviabilizaria sua ascensão ao posto de Líder do Governo. No entanto é um nome que vem sempre sendo lembrado e citado.

Outro que é cotado é Honorato Fernandes (PT), existe a possibilidade dele retornar ao posto, ainda mais com a aproximação mais estreita entre PT e Governo, porém existe uma resistência do próprio parlamentar. Estes são os nomes mais bem qualificados, porém ainda existe a possibilidade de Ivaldo Rodrigues (PDT), hoje vice-líder, que apesar de ter amizade com Osmar Filho, estaria disposto a voltar a ocupar o cargo, que lhe foi concedido no governo João Castelo (PSDB).

Mesmo que o prefeito faça a opção de manter o atual líder no posto, Edivaldo Holanda Júnior ainda assim deve pensar numa possível substituição, uma vez que em abril do próximo ano, existe a possibilidade da volta de Helena Duailibe (PMDB), retornar ao cargo, o que inevitavelmente tiraria Osmar Filho do parlamento municipal.

Vale lembrar que Osmar deve trocar o PSB pelo PDT nos próximos meses, o convite já foi por Weverton Rocha e praticamente aceito pelo até então líder do Governo.

1 thought on “Vereadores e secretários querem mudanças na liderança do Governo na Câmara Municipal

  1. O melhor lider de governo que Edivaldo ja teve foi Honorato,se ele o prefeito quiser se reeleger é melhor voltar o vereador para o seu devido posto com suas atribuições legais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *