Prefeitura avança com construção de canais na capital

As obras de construção de um dos mais importantes canais de São Luís, o Canal Cohab/Cohatrac, com aproximadamente dois quilômetros de extensão, estão com cerca de 90% da etapa de concretagem – implantação de lajes de fundo e paredes laterais – concluída. A próxima etapa é a implantação de guarda-corpo nas margens e a urbanização, para tornar toda a área um espaço de lazer e de integração para os moradores.

A construção do Canal Cohab/Cohatrac integra um conjunto de intervenções orientadas pelo prefeito Edivaldo para a ampliação do sistema de drenagem urbana da capital maranhense e a eficiência dos serviços de saneamento básico, com qualidade de vida. Todas as obras têm o apoio do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do crescimento (PAC).

Construída em concreto armado, a obra tem 1.920 metros de extensão – a partir do Planalto Anil II até a Estada da Maioba. O projeto da obra prevê ainda a implantação de guarda-corpo e requalificação da paisagem urbana das margens.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, destacou que, além do canal do Cohatrac, a Prefeitura de São Luís está implantando e desobstruindo canais em diversos pontos da capital maranhense, para melhor fluir as águas pluviais, urbanizar e transformar essas áreas em centros de convivências.

Um deles é o Canal do Portinho, que, com uma extensão de 300 metros com dois de profundidade e seis metros de largura, visa equacionar os problemas de inundações em torno das áreas do Mercado Central e Portinho, com impactos importantes e positivos para a capital maranhense.

“Em toda a área do Canal do Cohatrac e do Canal do Portinho vamos implantar uma nova paisagem urbana, transformando locais, antes deteriorados, sem perspectivas socais e econômicas, em espaços de lazer e integração para maranhenses e turistas”, declarou o titular da Semosp.

A obra de construção do Canal do Portinho teve início com a conclusão da drenagem nas avenidas Magalhães de Almeida e Guaxenduda e nas ruas 7 de Setembro, Antônio Rayol, Jacinto Maia, Leôncio Rodrigues, Regente Bráulio e Praça do Mercado Central.

Nesta semana, novas demolições estão ocorrendo na área para o avanço da obra. De acordo com Antônio Araújo, as desocupações dos imóveis desapropriados ocorrem de forma pacífica e, além do pagamento da indenização arbitrada pela Justiça, a Prefeitura de São Luís tem prestado todo o apoio necessário aos proprietários desses imóveis, fornecendo inclusive veículos para o transporte de móveis, eletrodomésticos e outros pertences que não tenham sido retirados, caso necessário.
CANAL DO RENASCENÇA

Nesta semana também, a Semosp iniciou a implantação de aproximadamente 140 metros de galeria na área do Canal do Renascença (área em torno do Tropical Shopping), na Rua Monção sentido Avenida Colares Moreira, ampliando as redes de captação já implantadas e ligadas ao canal.

Outra obra relevante de canal em São Luís é a do canal do Rio Gangan, que foi concluído pela Prefeitura no ano passado, sanando problemas históricos de inundações na região Turu. Com vias laterais requalificadas e iluminadas, a obra transformou ainda a paisagem na região e melhorou a segurança para quem trafega pelo local.

Simultaneamente ao trabalho de engenharia, a Semosp desenvolve campanhas e ações educativas para sensibilizar os moradores e comerciantes para a preservação e conservação dessas obras. Entre elas estão a distribuição de folders e cartilhas, apresentações de peças teatrais e palestras com temáticas socioambientais, cidadania e de saúde e cursos de capacitação profissional nas áreas de alimentação, informática, vendas e auxiliar administrativo, além de cursos de Educação Ambiental para alunos de rede pública de ensino.

1 thought on “Prefeitura avança com construção de canais na capital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *