Na Vila Embratel, 7ª edição do Todos por São Luís tem grande participação popular

A sétima edição do programa “Todos Por São Luís”, realizada neste sábado (4) pela Prefeitura de São Luís, na Vila Embratel, confirmou o sucesso em participação popular da iniciativa. O programa consolida-se como uma importante ação que tem como objetivo levar às comunidades serviços essenciais de saúde preventiva, esporte, lazer, cultura, educação, entre outros, além de aproximar a Prefeitura da população.

O prefeito Edivaldo, acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, que é coordenadora geral do programa, e de seus auxiliares, realizou visita aos estandes montados na Praça Sete Palmeiras, para ofertas dos serviços, apresentações culturais, exposições artesanais, feira do produtor, entre outras ações.

“É sempre um dia muito especial e de festa da cidadania, que nos oportuniza levar às comunidades serviços essenciais. A ação também nos permite aproximar mais da população, conversar com as pessoas, ouvir seus anseios em relação à administração municipal, para que, dessa forma, possamos direcionar nosso trabalho e atender melhor as demandas da comunidade”, disse Edivaldo.

Nesta edição do “Todos por São Luís”, a Prefeitura de São Luís, em parceria com a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), ofertou mais um serviço à comunidade: a inscrição de casais interessados em participar do Casamento Comunitário, promovido pela CGJ. Os estandes instalados para essa finalidade registraram a presença de dezenas de casais, como a dona de casa Iraneide Rodrigues, 40 anos, e o investigador particular Lázaro Cícero Coelho, 46 anos. Morando juntos já há 14 anos, o casal decidiu oficializar a união.

“Foi muito boa a ideia de incluir esse serviço no mutirão. Nós já moramos juntos há muito tempo e vivemos bem, então, quando soube que fariam inscrição aqui tão perto da nossa casa, resolvemos fazer logo o cadastro para casarmos no civil”, disse Iraneide.

Segundo Camila Holanda, coordenadora geral do programa, todos os serviços oferecidos no “Todos por São Luís” foram definidos a partir de reuniões com lideranças comunitárias dos bairros. “A cada edição, buscamos fazer novas parcerias, nas mais diversas áreas possíveis, para levarmos à comunidade um número cada vez maior de serviços”, disse a primeira-dama.

Um dos objetivos da ação é também gerar renda e emprego para a comunidade local. Durante a semana, os moradores receberam capacitação em diversas oficinas, como Informática Básica, Artesanato – confecção de bolsas com materiais reciclados – Bombons Regionais, Panificação, Sorvete, Sucos Alternativos, entre outras.

No período da manhã, se apresentaram no palco principal a cantora Mirim Laura Rita Gusmão, a Banda da Guarda Municipal, o teatro de Fantoches e apresentação da Vovó Janoca. As atrações culturais continuam pela noite com Dança Portuguesa Aliança de Portugal, Cacuriá da Marise do Sá Viana e show com o cantor Mário Pinheiro.

No posto de saúde Dom Oscar Romero, ao lado da Praça 7 Palmeiras, a população teve acesso aos serviços de saúde, como consultas com clínico geral, saúde bucal, aferição da pressão arterial, teste rápido de HIV e aconselhamento, distribuição de preservativos, cartão do SUS e farmácia básica.

A aposentada Lourdes Maria Santos Aguiar, 68 anos, moradora da Vila Embratel, chegou cedo ao local para consultar-se. Ela faz tratamento de controle da hipertensão arterial e aproveitou o mutirão do “Todos por São Luís” no seu bairro para medir a pressão. “Fui muito bem atendida. Agora vou no estande da farmácia básica receber o remédio que o médico me receitou”, disse a aposentada.

Além de atendimento em saúde, os moradores também receberam serviços de estética e oficinas de capacitação; atendimentos jurídico e do Cras/Creas, nos quais os moradores receberam informações sobre Cadastro Único, recadastramento do NIS e orientações sobre o Bolsa Família. Também foi disponibilizada à população emissão de carteira de trabalho e do SUS.

O mutirão realizou ainda diversas atividades culturais, de esporte e lazer, como torneios de futebol, futsal, programa “Brincando nos Bairros”, entre outras ações. O Todos por São Luís, organizado pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), foi idealizado com o objetivo de aperfeiçoar os canais de diálogo e interlocução com a população, na perspectiva de fortalecimento da cidadania local.

Devido à grande procura e atendendo a pedidos da população, o prefeito Edivaldo determinou que o Programa Todos por São Luís – que era realizado uma vez por mês – passasse a ser promovido todos os sábados.

O secretário de estado do Trabalho e Economia Solidária, Julião Amin, também acompanhou o prefeito nas ações do mutirão. “É um projeto muito importante porque o Município traz para as comunidades as suas ações governamentais de políticas públicas. O prefeito sai do seu gabinete para ouvir diretamente o que a comunidade tem a dizer e isso resulta em melhorias para toda a população”, disse Julião Amin.

Também estiveram presentes ao Dia “D” do programa “Todos por São Luís” os vereadores Ivaldo Rodrigues, Basileu Barros, Josué Pinheiro, Barbosa Lages, Osmar Filho, Edimar Gomes, Armando Costa, Anderson Martins, além dos secretários municipais Lula Fylho (Governo), Geraldo Castro (Educação), Batista Matos (Comunicação), Breno Galdino (Segurança com Cidadania), Severino Sales (Relações Parlamentares), o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Marlon Botão, entre outras autoridades.

2 thoughts on “Na Vila Embratel, 7ª edição do Todos por São Luís tem grande participação popular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *