Governo dialoga com representantes da Federação de Consórcios Públicos

O secretário de Estado de Saúde, Marcos Pacheco, reuniu-se, nesta segunda-feira (13), em São Luís, com o grupo de trabalho da Federação Maranhense de Consórcios Intermunicipais (Femaci) e presidentes de consórcios públicos maranhenses, para definir encaminhamentos do processo de discussão dos arranjos de consórcios na área de saúde.

O superintendente da Femaci, Ronald Damasceno, apresentou ao secretário Marcos Pacheco o relatório do I Seminário Maranhense sobre Consórcios Públicos Multifinalitários na área da Saúde, realizado em junho deste ano, bem como o Termo de Cooperação entre a Femaci e o Consórcio do ABC Paulista na área de saúde.

Para a Secretaria de Estado da Saúde (SES), esse é um momento de proximidade do governo com os consórcios além de um importante marco que será refletido em benefícios para a população maranhense.

Dentre os assuntos abordados, também esteve a questão da regionalização da saúde e a garantia das condições para execução do Programa Geral das Ações e Serviços de Saúde (PGASS).

“Temos a ideia de regionalização como uma importante ferramenta para a gestão do Maranhão. Falamos, recentemente, com o ministro da Saúde, da nossa organização em forma de consórcios, que está avançando significativamente no estado. Com as ações, já desenvolvidas desde janeiro, estamos mostrando essa mudança conceitual que está acontecendo na gestão Flávio Dino para o Governo Federal, trabalhando com negociação, criatividade e oportunidade”, afirmou Marcos Pacheco.

Participaram do encontro presidentes e vice-presidentes dos consórcios dos Vales do Turi e Gurupi (Conturi), representado por Jorge Lobato (prefeito de Santa Helena); do Lagos Maranhenses (Conlagos), José Leandro (prefeito de Vitorino Freire); do Sul Maranhense (Condersul), por Crisógono Vieira (prefeito de Riachão); do Leste Maranhense (Conleste), por Amaury Almeida (prefeito de Mirinzal); do Sertão Maranhense (CIDR Sertão), por Antônio Carlos (prefeito de Colinas). Também estiveram presentes o prefeito de Olinda Nova, Edson Barros e a secretária municipal de Saúde de São Luís, Helena Duailibe.

A abertura do diálogo com o Governo do Estado foi destacada pelo superintendente da Femaci como um avanço importante para que as políticas públicas cooperadas se consolidem no Maranhão. “É fundamental que as instâncias de poder dialoguem. A Bahia captou 80% dos recursos do Governo Federal no ano passado, porque os consórcios atuam em total parceria com o estado. É esse trabalho de mãos dadas que buscamos para o Maranhão e sabemos que estamos abrindo caminhos para isso”, afirmou Ronald Damasceno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *