Dois deputados estaduais e um federal devem se filiar no PSD do Maranhão

O PSD vai sair do zero no Maranhão. Após não ter conseguido eleger nenhum deputado estadual e federal, a legenda que já teve grande expressão na Assembleia Legislativa, voltará a ter representantes no Palácio Manuel Beckman e também na bancada maranhense na Câmara Federal. O presidente Claudio Trinchão tem conversas adiantas com Alexandre Almeida (PTN), Max Barros (PMDB) e Victor Mendes (PV).

Todos os três citados possuem insatisfações em seus partidos. Alexandre Almeida ainda está inconformado com a decisão da executiva nacional do PTN que deu a presidência do diretório estadual no Maranhão ao também deputado estadual Sousa Neto. Desde então, o parlamentar da região do Baixo Parnaíba vem negociando com outras legendas, uma possível troca. Outro fator, que favorece a troca de legenda para Alexandre é que o PSD tem expressivo tempo de propaganda partidária, o que lhe ajudaria na campanha para prefeito de Timon em 2016.

almeidatrinchao
Alexandre Almeida já foi parceiro de Trinchão durante a campanha de 2014

O histórico de Almeida é corrido em relação a trocas partidárias. Desde 2004 – quando foi eleito vereador de Timon – ele já teve em 4 partidos. Alexandre já foi do PSDC, em 2010 foi eleito deputado estadual pelo PTdoB, em 2011 migrou para o PSD, 2013 foi para o PTN e agora em 2015 deve retornar ao PSD.

maxtrinchao

Já Max Barros vem repetindo por diversas vezes que não faz mais sentido permanecer no PMDB, apesar de sua amizade com a ex-governadora Roseana Sarney e demais membros. O deputado estadual não tem participado das reuniões do diretório estadual. O parlamentar explica que nunca recebe convites e quando sabe dos encontros é sempre pela imprensa. No final de maio, o neto do ex-governador Eugênio Barros foi até a Brasília, onde discutiu com o ministro Kassab e o assessor, Trinchão, a liberação de verbas para conclusão de projetos habitacionais em Viana, Tutóia e Araioses, porém a pauta principal foi a mudança de sigla partidária.

Caso Max opte pela troca será a sua segunda, antes ele foi do DEM. Barros sempre foi cotado para disputar a prefeitura de São Luís, por conta de sua boa desenvoltura em cargos públicos e no próprio parlamento, porém nunca se lançou de fato neste projeto.

ministrokassab2
Victor Mendes com Kassab e Trinchão em recente visita a Pinheiro

 

Victor Mendes é o mais próximo e 99% fechado com o PSD. Tanto que recentemente conseguiu trazer ao Maranhão, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que visitou a cidade de Pinheiro, a qual é governada por Filuca Mendes (PMDB), pai do deputado federal. Victor enfrenta uma situação difícil no PV desde 2013, quando percebeu uma tentativa de Sarney Filho de abafar sua candidatura, cogitou a trocar de partido, mas por conta de uma “caça as bruxas” da ex-governadora Roseana Sarney a possíveis secretários “infiéis partidários”, permaneceu na legenda Verde e seguiu para a disputa.

O acordo é que a família Mendes assuma o comando do diretório municipal do PSD em Pinheiro. Filuca vai disputar a reeleição e Victor deve ficar com o cargo de presidente.

Vale lembrar que o PSD foi criado em 2011 a partir de uma dissidência do DEM e no Maranhão está sob os tentáculos do senador José Sarney. Já passaram pela sigla: André Fufuca, Raimundo Cutrim, Carlos Alberto Milhomem, Camilo Figueiredo, Dr Pádua e Nice Lobão (ex-presidente), estes quatro últimos sem mandatos atualmente.

Ainda existe a possibilidade de outros nomes aparecerem no PSD, inclusive mais um deputado federal. Claudio Trinchão vem trabalhando para fortalecer a legenda no estado. É desejo dele, colocar o partido na disputa pela prefeitura de São Luís, falta um nome…

3 thoughts on “Dois deputados estaduais e um federal devem se filiar no PSD do Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *