Conselho Regional de Medicina Veterinária emite nota de esclarecimento

Com relação às afirmações feitas pelo titular desse blog, na matéria veiculada com o título: “APÓS ALUGAR PRÉDIO NO CALHAU POR R$ 135 MIL, ADJUNTO DA SES QUER ALUGUEL PARA ESTACIONAMENTO DE CARROS”, publicada no dia 01/07/2015, o CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO MARANHÃO – CRMV/MA, através de seu presidente, vem esclarecer:

Pertinente à parte do texto, quando aduz: “Porém as reclamações não param por aí. Ainda é relatado que somente na Secretaria estadual de Saúde do Maranhão, o programa do Governo Federal “Mais Médico” é coordenado por um veterinário”, o CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA DO MARANHÃO – CRMV/MA, esclarece que existe uma Portaria do Ministério da Saúde, sob no 2.921, de 28 de novembro de 2013, que dispõe sobre a constituição das Comissões Estaduais e Distrital do Projeto Mais Médicos para o Brasil. Em seu artigo 3o, a portaria determina que deve constar na comissão um representante da Secretaria Estadual de Saúde.

Não há, no entanto, determinação específica da área de formação deste profissional.

Importante acrescer que desde 1998, a Medicina Veterinária é reconhecida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) como profissão da área de saúde.

A participação do Médico Veterinário na administração, planificação e coordenação de programas de saúde não é proibida, e tem sido, inclusive, defendida pela Organização Mundial de Saúde, uma vez que este profissional tem entre seu leque de atribuições, a preservação da saúde pública.

Prova disso é que, no Brasil, a categoria foi integrada, em 2011, às equipes multiprofissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, conhecido como NASF. Isso significa que desde então, os Médicos Veterinários têm a chancela do Governo Federal para atuar ao lado de outros profissionais que trabalham pela qualidade da atenção básica à saúde nos municípios brasileiros.

E, ainda na mesma matéria, Vossa Senhoria afirma que “Arnaldo Muniz é ex-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, o CRMV-MA acrescenta que o Médico Veterinário citado, nunca ocupou este cargo no Conselho de classe.

O Doutor Arnaldo Muniz, como Médico Veterinário, somente ocupou o cargo de TESOUREIRO do referido Conselho, durante as gestões de 1995 a 1998 e de 1998 a 2001. Jamais, no entanto, esteve à frente da presidência desta entidade de classe.

Sabemos que ainda existe uma visão limitada da sociedade sobre a atuação do Médico Veterinário no contexto da Saúde como um todo. Dessa forma, esperamos que estes esclarecimentos possam levar aos leitores deste prestigiado blog melhores esclarecimentos acerca das funções do profissional da Medicina Veterinária, as quais ultrapassam a medicação de cães e gatos.

Nas últimas décadas, o Médico Veterinário também começou a ocupar seu espaço nas áreas relacionadas à Saúde Pública. Seus conhecimentos específicos o capacitam a manter os níveis de saúde elevados, à medida que orienta a população humana quanto aos princípios básicos de saúde e proporciona melhores condições ambientais.

Grato pelos esclarecimentos.

Atenciosamente,

João Batista da Silva Filho

Presidente do CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA VETERINÁRIA – CRMV/MA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *