Um justo reconhecimento ao trabalho de Ester Marques

Verdade seja dita, a secretária estadual de Cultura Ester Marques foi uma verdadeira incentivadora da cultura popular durante este São João do Maranhão. Muitas vezes criticadas, inclusive por este jornalista, é necessário fazer o reconhecimento. Afinal para se promover uma grande festa popular precisa muito mais do que só o trabalho da Secretaria de Cultura, mas mesmo assim a gestora conseguiu descentralizar e promover belos arraiais em áreas que necessitam de atenção em São Luís e no Maranhão.

Um destes exemplos é o arraial da UFMA na região do Itaqui-Bacanga, por muitos anos realizado com o apoio minimo da FUNC e sem apoio nenhum da SECMA. Porém este ano, a história foi diferente, Ester Marques apoiou de forma integral o São João universitário e da comunidade. Atrações de peso foram colocadas na programação, como Boi da Maioba, Boi de Maracanã, Boizinho Barrica, Boi de Pirilampo, Cacuriá de Dona Teté e muitos outros.

Porém não se resume somente a este espaço, Ester Marques trouxe de volta o Arraial do IPEM com o apoio do secretário Felipe Camarão. A secretária revitalizou o Complexo Cultural da Vila Palmeira e resgatou uma das festas mais tradicionais da capital. Nos bairros, a alegria voltou a reinar com a realização de uma programação vasta e bem diversificada.

Ester Marques merece um justo reconhecimento. Atitude esta que já ocorre por aqueles que a conhecem, inclusive muitos já desejam o seu retorno a administração da Universidade Federal do Maranhão, para que ela possa voltar a contribuir com o espaço acadêmico.

1 thought on “Um justo reconhecimento ao trabalho de Ester Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *