Secretário Rodrigo Lago emite certidão comprovando que Zé Costa não é investigado em escândalo da UNIVIMA

De uma vez por todas está encerrada qualquer tentativa de relacionar o nome do ex-secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Zé Costa (PT), no escândalo da Univima (Universidade Virtual do Maranhão). A informação foi dada pelo secretário estadual de Transparência e Controle, Rodrigo Lago, o qual ainda emitiu uma certidão comprovando a idoneidade de Zé Costa a frente da secretaria, durante os anos de 2013 e 2014.

De acordo com as investigações, os desvios de R$34 milhões são referente ao período de 2010-2012, desta forma os ex-secretários do período são: Olga Simão e Rosane Guerra. O último secretário da pasta no governo Roseana Sarney foi Zé Costa, que assumiu o cargo em abril de 2013.

AkG6UlWLtTMRAglWzX-S08scJKpwJuedKwXYQmSIMi5i

No período que a SECTEC esteve sob administração de Zé Costa, houve uma auditoria da Controladoria Geral do Estado (CGE) proposta pelo próprio ex-secretário para averiguar a situação do órgão. Na oportunidade foram encontradas irregularidades, as quais foram denunciadas ao Ministério Público que decidiu iniciar em uma investigação, comprovando desvios milionários.

Questionado sobre um possível envolvimento de Zé Costa, o secretário Rodrigo Lago foi claro: “Não disse que ele (Zé Costa) estava envolvido, apenas que ele comandou o órgão no período. Mas ele comandou o órgão no período em que o MP descobriu a possível fraude e requisitou auditoria”. Desfazendo o mal entendido criado pelo Governo do Estado, após divulgação de um release que envolvia o nome de Zé Costa entre os investigados. Já o delegado Augusto Barros afirmou não encontrar nenhuma relação do ex-secretário com as fraudes.

Zé Costa teve sua passagem marcada pelo desenvolvimento de bons projetos na SECTEC, exemplo disto a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em São Luís. Ele ainda foi responsável pela criação dos programas “Maranhão Profissional” e “Meu estágio primeiro emprego”, ações que trouxeram capacitação e oportunidades de emprego para os maranhenses.

Atualmente Zé Costa retornou para a docência no Instituto Federal do Maranhão, onde é professor concursado e vem sendo incentivado a disputar a prefeitura de Zé Doca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *