Secretário de Administração Penitenciária garante que entrega presídio de Timon em dezembro

Na última sexta-feira (19), o deputado estadual Rafael Leitoa acompanhou o secretário estadual de administração penitenciária, Murilo Andrade em visita a Timon. O objetivo da visita foi conhecer o sistema penitenciário do município. O parlamentar aproveitou a visita não só para mostrar, mas citar ao secretário soluções para as necessidades que o município tem neste setor. Algumas destas são o Centro de Detenção Provisória no povoado Maracujá e a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC).

Como resultado, a visita possibilitou conquistas para o município, como a previsão para conclusão das obras do Centro de Detenção Provisória, que deveria ter sido entregue em junho do ano passado, mas por falta de recursos a obra foi interrompida. O secretário, por sua vez, garantiu que a obra será entregue em dezembro.

Outra conquista foi a ampliação do local onde funciona o método APAC, que se dedica à recuperação e reintegração social dos apenados. Atualmente, o local permite a ressocialização de 39 presos, mas de imediato este número será ampliado para 80. Ainda foi garantida a construção de uma sede própria, o qual a prefeitura de Timon doou o terreno para acelerar ainda mais o processo. O juiz da Terceira Varal Criminal, José Elismar Marques, acredita que “haverá melhorias e Timon recebeu garantias que confiamos que serão cumpridas”.

“Tivemos vários encaminhamentos feitos aqui, nos próximos meses teremos mudanças proveitosas, que com toda certeza mudarão a questão penitenciária no município”. Afirmou Murilo Andrade de Oliveira, secretário estadual de Administração Penitenciária.

O secretário Murilo Andrade e o deputado Rafael Leitoa participaram também de uma reunião com todos os responsáveis pela segurança, no Fórum da cidade, solicitada pelo Juiz José Elismar, onde foram feitas diversas solicitações. Muitas atendidas de imediato, tais como um raio-x tipo esteira para alimentos, um carro de apoio para Penitenciária Jorge Vieira, para audiências e 200 tornozeleiras eletrônicas. “Aqui foram feitos alguns compromissos importantes, para o sistema prisional e até mesmo de segurança do município. São elementos que irão nos ajudar muito, com isso teremos melhorias significativas para Timon”, finalizou o deputado Rafael Leitoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *