Roberto Rocha pode disputar a prefeitura de São Luís com apoio do PSDB

Uma disputa eleitoral entre Flávio Dino (PCdoB) e Roberto Rocha (PSB), parece ser inevitável, mesmo que os dois tenham sido eleitos no mesmo grupo político em 2014. O senador socialista é pré-candidato virtual ao governo estadual em 2018, porém antes de entrar e para evitar essa disputa, Roberto pode concorrer ao cargo de prefeito de São Luís contra seu ex-aliado, o atual gestor Edivaldo Holanda Júnior (PTC), no próximo ano.

Roberto Rocha já havia intencionado disputar o cargo em 2012, porém com o baixo desempenho nas pesquisas (não superava a faixa dos 5%) e um grande acordo visando 2014, fizeram com que o presidente do PSB de São Luís aceitasse a “missão” de ser vice-prefeito, após o esfacelamento do consórcio político que ainda contava com Bira do Pindaré, Eliziane Gama e Tadeu Palácio.

Porém agora a situação é completamente diferente. Roberto foi eleito senador e em São Luís, o socialista obteve mais de 200 mil votos (45,96% dos votos válidos na capital), uma grande votação. No entanto, o principal incentivador da candidatura socialista é o PSDB na pessoa do presidente em exercício do diretório municipal, Pinto Itamaraty. Sem encontrar um candidato que tenha condições necessárias para disputar a prefeitura, os tucanos já incentivam a entrada de Rocha no embate eleitoral, afinal em caso de vitória, o suplente Pinto Itamaraty, passaria ser senador, a partir de 2017, o que é fundamental para o projeto nacional da sigla em 2018.

PSB e PSDB vem mantendo uma aliança no Congresso Nacional e é muito provável que as duas legendas disputem em várias capitais do país de forma unificada as eleições majoritárias, visando 2018, quando os socialistas devem compor com os tucanos na disputa presidencial.

A tese da candidatura de Roberto Rocha para prefeitura de São Luís ganhou força, após a desistência de fusão entre PSB e PPS, que naturalmente daria preferência para a deputada federal Eliziane Gama (PPS), que se encontra melhor posicionada no cenário político.

No entanto o PSB vem nutrindo a expectativa de disputar o Palácio de La Ravardiere em 2016, uma corrente socialista, liderada por Zé Reinaldo Tavares defende a candidatura de Bira do Pindaré, que também não esconde seu desejo de concorrer o cargo. Porém o presidente do diretório municipal em São Luís é Roberto Rocha, o que lhe dá mais vantagem em relação aos demais. O interesse do PSDB também seria fundamental para consolidação da candidatura. Unidos eles teriam pelos menos 6 vereadores e mais de 4 minutos de tempo de propaganda partidária.

Sobre a relação de Roberto e Eliziane, vale destacar que ambos tem uma proximidade muito boa, inclusive podem se considerar amigos. Eles mantém o diálogo aberto, mas o senador não costuma misturar amizade e política, tanto que ele já vem mandando recados para o seu companheiro de chapa na eleição 2014, o atual governador Flávio Dino, que por sua vez faz “ouvido de mercador”.

O projeto de Roberto Rocha para chegar no Palácio de La Ravardiere é apenas embrionário, mas não há dúvidas de que o objetivo final da empreitada política do senador é chegar no prédio ao lado – o Palácio dos Leões – e para alcançar esse objetivo, eles sabem que 2016 é fundamental e caso a vitória chegasse, evitaria uma prematura disputa entre comunistas e socialistas em 2018, apesar de ser pouco provável que PSDB e PSB se mantenham aliados com o PCdoB na próxima eleição estadual no Maranhão.

1 thought on “Roberto Rocha pode disputar a prefeitura de São Luís com apoio do PSDB

  1. Impressionante como alguns personagens laranjas da politica local, utilizam o PSB para esse fim.. foi assim em 2002 com a candidatura de Ricardo Murad… em 2016 já temos as pré-candidaturas uma serviço de Eliziane Gama e a outra a serviço do atual prefeito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *