Primeira noite da programação oficial do São João do Governo é tímida, sem apelo popular e marcada por erro

O governador Flávio Dino (PCdoB), apostou no nome de Éster Marques para comandar a Cultura do Maranhão, esta foi indicada pela deputada federal Eliziane Gama (PPS). Do ponto de vista teórico e técnico, a escolha foi muito boa, afinal a professora da UFMA é um dos grandes nomes no estudo da Cultura popular maranhense, porém o setor parece necessitado de maior atenção e respostas. Após um carnaval tímido, a expectativa era de um grande São João, no entanto a primeira noite decepcionou.

São Luís sempre foi conhecida por uma cidade que atrai turistas do país inteiro e até do mundo, por conta de sua festa junina. A capital maranhense virava um grande arraial, para todo canto da cidade existiam festas e brincadeiras, além do que duravam no mínimo 15 dias, chegando a ter períodos que os festejos se estendiam por 30 dias. Para piorar não houve divulgação da festa. O maior produto cultural do Maranhão não foi exposto no país e no mundo. As festas populares em todo os lugares são divulgadas com pelo menos seis meses de antecedência, a maioria faz com um ano, para que o turista possa se programar.

Falta de divulgação e investimento vai resultar em prejuízo. De acordo com Paulo Coelho, presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão, a taxa média de ocupação nos hotéis e pousadas de São Luís é de apenas 30%. Número bem aquém do esperado. Para ter ideia, o governo da Paraíba divulgou um release comemorando a ocupação de 65% da rede hoteleira em João Pessoa, vale lembrar que a Festa Junina paraibana é concentrada no interior em Campina Grande.

AigLNmSqmlnIDCQ6lO20amofQ-crWHKyjL5YNt3JcTPt
Arraial do IPEM. Barracas ficaram vazios com a falta de público. Registro foi feito por volta das 22h45 da noite da sexta-feira (19)

 

O desânimo foi tão evidente da festa em São Luís, que em dois grande arraiais da cidade, ficou claro o fracasso da primeira noite do São João do Governo estadual. No CEPRAMA e no IPEM, o público ficou bem abaixo do esperado. Existia uma grande expectativa com a volta do arraial do IPEM no Calhau, mas deixou a desejar no quesito público.

É necessário frisar que a crise econômica do país, pode contribuir com esse cenário. Mas não se pode atribuir por completo esse momento atual como responsável pelo baixo desempenho das festas populares.

AonpNi2jRHqRUMLiaLH6_o6Oyei1Z3YU2z16iI0WSjFZ
Erro na homenagem no principal Arraial de São Luís. Donato Alves virou Nonato, pior foi manter exposta a placa

 

Afinal não é somente a timidez na participação do povo na festa que foi percebido. Um erro grotesco como preparar a placar do Arraial do IPEM com o nome errado do homenageado. Era para ter saído Donato Alves, mas acabou sendo impressa e exposta como “Nonato Alves”. Um verdadeiro desleixo! Óbvio que a impressão foi feita por uma gráfica contratada, porém a Secretaria de Cultura e de Comunicação deveriam ter o mínimo de zelo de verificação com algo que ganharia tanta evidência, afinal foi tão divulgado que Humberto de Maracanã e Donato Alves seriam homenageados.

Óbvio que o Governo não vai concordar com os fatos, inclusive vão afirmar que são mentiras e inverdades sendo publicadas a mando do Sarney para destruir a atual gestão comunista. Inclusive fotos bem produzidas e feitas de ângulo bem fechado serão disparadas para contrapor o que todos estão vendo nas ruas.

AiPsHnqx_csGF3ZutBIGdVEK0GYjinLwURlsVmYtIJ6L
Foto do governador distribuída pela SECOM. Flávio Dino está cercado por brincantes de Bumba-meu-boi

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *