População aprova início das obras de reurbanização na área Itaqui-Bacanga

A área Itaqui-Bacanga, em uma parceria inédita entre governo do Estado e Prefeitura de São Luís, está sendo reurbanizada e vai ganhando novos aspectos urbanísticos, com a requalificação de ruas e avenidas, intensificação da limpeza pública e coleta de lixo, além do incremento de novas equipes de roçagem, capina, raspagem, pintura de meios-fios e serviços de remoção manual e mecanizada de resíduos.

“Começamos a ação do programa Mais Asfalto, a partir desta parceria com o governo do Estado, pela região Itaqui-Bacanga, mas vamos expandir os serviços de requalificação asfáltica para bairros em toda a cidade. Além da pavimentação, estamos também executando a reurbanização destas localidades, com outras ações como reforço da iluminação ou da limpeza pública, conforme a necessidade de cada bairro contemplado”, disse o prefeito Edivaldo. As obras foram iniciadas no último sábado (13), com a presença do prefeito Edivaldo e do governador Flávio Dino.

Os dois primeiros bairros da área Itaqui-Bacanga contemplados são o Anjo da Guarda e Vila Embratel, onde os serviços transcorrem em ritmo acelerado. Em toda a região, vão ser recuperados mais de 36 quilômetros de vias urbanas, abrangendo ainda o São Raimundo, Vila Bacanga, Vila Isabel, Vila Ariri, Vila São Luís, Vilas Mauro Fecury I e II e Alto da Esperança.

“A determinação do prefeito Edivaldo é para agilizarmos e expandirmos os nossos trabalhos e ações para transformar São Luís em uma cidade melhor para todos os maranhenses”, enfatizou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, ao destacar que um cronograma de trabalho foi delineado e está sendo colocado em prática com prazos e metas estabelecidas.

No Anjo da Guarda, as obras foram iniciadas na Avenida Principal (José Sarney/Rua Odorico Filho), que tem aproximadamente cinco quilômetros. Vão atingir também as ruas e avenidas da Martinica, México, Odilo Costa Filho, João Castelo, Rua do Sol, Paquistão, Inglaterra, Hungria, Grécia, Paraguaia, Projetada, China, Buriti, Rua da Holanda, e travessas do Japão e do Egito.

O trabalho recebeu a aprovação dos moradores. A comerciante Rosilene Martins destacou que pela primeira vez estava vendo um serviço bem feito. “Aqui sempre teve tapa buraco. Agora o asfalto está sendo colocado em toda a extensão da rua”, pontuou. Já o morador Sebastião Rosário Costa Filho complementou. “Esse trabalho chegou em uma ótima ocasião e aprovamos”, disse.

Ediney de Jesus e José de Jesus, que observavam a execução dos trabalhos, declararam que estavam vendo um serviço bem executado e perspectivas de uma vida melhor para todos do Anjo da Guarda.

Na Vila Embratel, os trabalhos tiveram início na Avenida Principal (Sarney Filho) e vão atingir ainda as ruas e avenidas Getúlio Vargas, Bom Jesus, Nossa Senhora de Fátima, Primeiro de Maio, Epitácio Cafeteira, Travessa da Rua 10, Rua 11, do Arame, Travessa 06, Travessa São José, Travessa São Pedro, São Felix, Santo Antônio, Travessas das Ruas 08 e as ruas 12, 13, 17, 16, 18, Piancó, Paraíso, Boa Esperança, do Fio, do Mercado e 13 de Maio, entre outras, totalizando 47 vias e 16,2 quilômetros de extensão.

AVANÇOS
Segundo projeções da Semosp, a Prefeitura de São Luís deve contabilizar até o final do ano aproximadamente 220 km de malha viária recuperado. Somente em parceria com o governo do Estado são cerca de 120 km de avenidas e ruas da capital que serão requalificadas.

Também serão contemplados os bairros da Cidade Operária, Cohab, João de Deus, São Bernardo, Vila Luizão, Coroadinho e Vila Nova República. Mais de 25 km de extensão de ruas e avenidas de São Luís foram recapeados nos últimos dois meses pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), além da implantação de aproximadamente seis quilômetros de extensão de asfalto em regiões antes desassistidas de infraestrutura urbana, como a Vila Riod, Pontal da Ilha, Vila Janaina, entre outros.

As obras de recapeamento estão sendo realizadas nas regiões dos bairros do Turu, Cohama, Vicente Fialho, São Raimundo, Vila Cascavel, Jardim América e Cidade Operária. Além do asfalto novo, essas vias estão recebendo tratamento de drenagem superficial (meio-fio, sarjeta e calçadas) e sinalização horizontal. A Rua do Aririzal, Avenida General Artur Carvalho, Rua Coronel Eurípedes Bezerra, Primeira Travessa Boa Esperança, Rua Boa Esperança, avenidas Um e Dois, ruas Três, na região da Cohama e Turu; e Avenida Brasil e as ruas Deputado Luiz Rocha, Santa Isabel, Laertes Santos e Principal, no bairro Vicente Fialho, estão entre as previstas para receber o pacote de serviços da Prefeitura.

Em comunidades como Vila Apaco e Baixão, no Jardim São Cristóvão, os serviços são de implantação de calçamento em bloquete. As obras municipais devem avançar nos próximos meses para outras regiões da cidade, como Areinha, Vinhais, Cohatrac e Cohab.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *