Humberto Coutinho prestigia lançamento do Programa ‘Mais Vida do Trânsito’

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), participou, na tarde desta segunda-feira (1º de junho), da solenidade de lançamento do programa ‘Mais Vida no Trânsito’, do Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA). Também presentes, os deputados Marco Aurélio (PC do B), Fernando Furtado (PC do B) e Rafael Leitoa (PDT).

A solenidade aconteceu no auditório do Palácio Henrique de La Roque e contou com a presença do governador Flávio Dino, do diretor geral do Detran, Antonio Nunes,  deputados estaduais e diversas autoridades locais.

O programa consiste em um conjunto de estratégias desenvolvidas para reduzir o número de acidentes em todo o Maranhão, com foco nas motocicletas, que correspondem hoje a quase 60% da frota de veículos do estado.

O ‘Mais Vida no Trânsito’ possui três ações emergenciais: entrega do manual técnico de municipalização às prefeituras do estado, o concurso ‘Prefeito Defensor da Vida no Trânsito’ e o projeto de lei ‘Moto Legal’.

De acordo com o Mapa da Violência 2014, o Maranhão foi o estado brasileiro com o maior crescimento no número de mortes no trânsito, com um aumento de 150% em apenas uma década, passando de 682 mortes em 2002 para 1.705 em 2012. Atualmente, mais da metade dos leitos de UTIs hospitalares no estado (63%) são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito, segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde. Quase a metade (42%) dos casos de paralisias físicas ocorre em decorrência de acidentes de trânsito.

O governador Flávio Dino disse, durante a solenidade, que o programa ‘Mais Vida no Trânsito’ é um compromisso do governo em diminuir o alto índice de acidentes, principalmente, envolvendo motociclistas.

“O Maranhão ocupa hoje o primeiro lugar no Brasil em número de acidentes com motociclistas. Para tirar o estado desta posição, o governo abre mão de 15 milhões de arrecadação tributária para estimular a regularização das motos. Com isso, melhoramos a vida do condutor maranhense quando nos unimos em torno de uma causa, no caso o programa, e assim, podemos chegar a resultados positivos com um trânsito seguro”, afirmou o governador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *