Esposa do ex-senador Cafeteira denuncia atendimento de Hospital

Isabel Cafeteira, ex-primeira dama de São Luís e do Maranhão (Epitácio Cafeteira foi Prefeito de São Luís de 1965 à 1969, e governador do Maranhão de 1987 à 1990 e Senador de 1991 à 1999, 2007 à 2015), usou as redes sociais para divulgar o boletim de ocorrência, evidenciando como o ex-senador foi tratado quando esteve internado na UTI no mês passado, no Hospital Brasília. Confira os originais do BO abaixo.

denunciacafete      denunciacafete2     denunciacafete3

Segue abaixo a  transcrição na íntegra do documento. (Preservando apenas endereço e dados pessoais). 

Brasília , 31 de Maio de 2015.

Registro de Ocorrência (Paciente/Acompanhante)

Nome do Paciente: Epitácio Cafeteira Afonso Pereira 

Unidade de Internação: UTI 2 Leito: 14 Data da Ocorrência:31/05/2015

Maria Isabel Cafeteira Afonso Pereira CPF: 186.000.000-00   

C.I : 59700000-0 SSP-MA

Residente e domiciliada no Lago Sul –  Brasília-DF

Pelo presente documento que também será entregue a Anvisa, Conselhos Regionais das Classes envolvidas, mídia impressa e digital e redes sociais, venho relatar e pedir providências para:

1- Meu marido com mais de 90 anos e enfermidade grave e crônica. Foi internado no dia 23 de Maio, na UTI 1 , leito 17, onde ficou até o dia 30 e reinternado na UTI 2 leito 16 e removido para o leito 14 onde se encontra. 

2- Nesse período e ainda na UTI 1 tive que ir na ouvidoria solicitar providências de limpeza da saída do ar condicionado localizada na direção da sua cabeça e de onde caiam chumaços de espuma ou fuligem. 

3- Na UTI 2 tive que pedir providências verbais aos médicos de plantão para a limpeza e higienização dos conectores do acesso venoso profundo e informada pelos técnicos de plantões variados que não era necessária e por esse motivo já obstruíram dois nesse curto espaço de tempo porque o sangue refluí e seca no equipo uma vez que se quer se fecha o clamper após administração de  medicação. 

4- A higiene corporal não atende aos princípios mínimos de higiene“porque  ele tem cuidador”.

5- A Fisioterapia quando solicitada responde com um “já vou” e some da visita em quase todos os plantões e ontem a fisioterapeuta do plantão dia disse que com a quantidade de nebulização que ele recebe ninguém pode ficar aspirando toda hora quando se quer faz a mínima mobilização do paciente. 

6- Técnicos deixam de aplicar medicação e quando contestadas pela minha presença em tempo integral responde com “foi mal” confundi 14 com 12 horas. 

Assinatura: Isabel Cafeteira

*Este registro de ocorrência deve ser entregue na OUVIDORIA  ( recepção principal), para as devidas providências.        

Recebi o original em 06/06/2014 às 8:48 

Ass: Samira Rocha – Hospital de Brasília.     

*Com informações do blog de Ricardo Fonseca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *