Em ofício Ministério do Trabalho diz que “APRUMA não possui status sindicais”

Os poucos professores que permanecem na Associação dos Professores da Universidade Federal do Maranhão – APRUMA, estão sendo enganados pela atual direção da entidade quanto a questão de representatividade da Associação. Isso ocorre, pois o Ministério do Trabalho emitiu um ofício: “informamos que: registro de “Associações” vê Art. 558 da CLT, não foi recepcionado pelo Art. 8º da CF/88, portanto a Associação dos Professores da Universidade Federal do Maranhão – APRUMA, não possui status sindicais.”

20150603_203705

Desta forma fica claro que a APRUMA não possui nenhum caráter de representação da classe docente da UFMA, por isso a direção da entidade não pode decretar greve e muito menos falar pelos professores da instituição.

Hoje os docentes da UFMA tem um Sindicato próprio e registrado, o qual é legítimo e já possui mais de 700 inscritos, trata-se do SIND-UFMA.

A APRUMA já representou os professores da UFMA, isso ocorreu quando não existia o SIND-UFMA, uma vez que a Associação é uma seção sindical da ANDES, que tem representação nacional, porém com a existência de um sindicato local esse tem prevalência em relação ao nacional, de acordo com a legislação vigente.

Diante desta situação, as assembleias e todos comunicados feitos pela APRUMA não tem nenhum valor no quesito representatividade dos docentes.

Alguns poucos professores (a maior parte são membros aposentados) que ainda permanecem na APRUMA, devem deixar a associação e fazer com que ela se torne um clube dos militantes do PSOL e PSTU, partidos esses que sempre usaram da estrutura e do status da antiga entidade de representação dos professores da universidade para se promover.

O documento do Ministério do Trabalho é claro, por isso não adianta mais tentar tampar o sol com a peneira…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *