Apruma sofre dura derrota. Professores do COLUN não vão aderir a greve e seguem calendário

O Colégio Universitário divulgou nesta terça-feira, 9, a ata da reunião realizada na segunda-feira, 8, sobre a participação imediata e efetiva do COLUN no movimento nacional grevista. De acordo com a ata, assinada pelo diretor geral do colégio, Reginaldo Moraes, está garantido o encerramento do calendário letivo do 1º semestre de 2015.

Segundo o documento, as aulas do 3º ano do Ensino Médio serão garantidas em função da proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio, previsto par os dias 24 e 25 de outubro de 2015. “Para tanto, solicitamos aos professores destas turmas que informem à Coordenação do Ensino Médio sobre sua adesão ao movimento grevista, a fim de que sejam organizadas as atividades das referidas turmas”. Essa decisão revela que a Associação dos Professores da UFMA (Apruma), perdeu o poder em sua base aliada.

O Sindicato dos Professores da Universidade Federal do Maranhão (Sind-UFMA), que está em estado de greve e tem assembleia agendada para o dia 18 de junho, deliberou nesse mesmo caminho, para não trazer prejuízo quanto ao fechamento do calendário dos estudantes, uma vez que o sindicado opta pela construção de uma paralisação responsável e consequente, decidindo iniciar a greve, se assim for a decisão da assembleia geral dos professores, após o término do semestre letivo e conclusão de projetos em andamento, no ensino, na pesquisa e na extensão, de modo a garantir que o corpo discente não seja prejudicado. Para o Sind-UFMA, essa é a posição mais coerente e responsável para com a comunidade universitária, que não pode ser penalizada pelo contingenciamento do governo federal nem por ações de grupos políticos sectários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *