Sessão solene proposta pelo vereador Dr. Gutemberg

Por iniciativa do vereador Dr.Gutemberg Araújo (PSDB), a  Câmara Municipal de São Luís prestou nesta quarta-feira, dia 13 de maio, uma grande homenagem -numa forma de sessão solene- aos Blocos Tradicionais, como parte das comemorações ao Dia Municipal do Bloco Tradicional, ocorrido no último dia 08 de maio.  Vale ressaltar que o vereador Dr. Gutemberg Araújo é autor da lei que instituiu a data comemorativa.

Compuseram a Mesa Diretora dos trabalhos, presidida pelo vereador Astro de Ogum, os vereadores Ivaldo Rodrigues (PDT) e Marlon Garcia (PCdoB), a superintendente do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Kátia Bogéa; presidente da FUNC (Fundação Municipal de Cultura), Marlon Botão, e os presidentes da Associação dos Blocos Carnavalescos, Ivaldo Santana, da União das Escolas de Samba do Maranhão, Toni Mota, e da Academia Maranhense de Blocos Tradicionais, Silvana Fontenele.

Os blocos tradicionais são uma expressão do carnaval maranhense e se diferenciam de outras manifestações carnavalescas por existirem apenas no Maranhão. Em seu discurso, o vereador Dr. Gutemberg Araújo (PSDB) mencionou que a data escolhida se deve ao fato de ser o aniversário de Walmir Moraes Correa, um dos grandes ícones do carnaval maranhense, fundador do bloco Os foliões. “Ele foi um dos principais protagonistas do reconhecimento dos blocos tradicionais e merece toda nossa gratidão”, afirmou o vereador, ao citar vários nomes que se encontravam presentes à sessão e que também, com seus trabalhos, contribuíram para o enriquecimento dessa manifestação popular.

O vereador reconheceu as dificuldades pelas quais passam os blocos mas também a abnegação daqueles que, a despeito da falta de recursos financeiros, fazem de tudo para que alegria proporcionada pela sua música continue viva. “Toda dificuldade tem que ser encarada como oportunidade para crescer”, afirmou o vereador.

 Dirigindo-se à Katia Bogéa, presidente do IPHAN, Dr. Gutemberg Araújo atestou ter sido informado sobre o fato de os blocos tradicionais não terem alcançado o caráter de imaterialidade que lhes permitiria serem considerados patrimônio cultural, uma vez que as autoridades responsáveis por esse reconhecimento não entenderam que fosse cabível esse título. 

Também chamou a atenção da Câmara para a importância da Casa dos Blocos Tradicionais e acrescentou que no seu projeto de lei que estimula a habitação do Centro Histórico como forma de preservar seu rico casario colonial, foi acrescida uma emenda que incentiva a ocupação desse casario por instituições públicas e que pode ser incentivada ainda uma agenda permanente de apresentação de blocos tradicionais. Para encerrar, o social democrata fez uma brincadeira com o tradicional grito de guerra dos blocos: “Não vou dizer ‘vai querer’. Digo: ‘vamos querer”, afirmou, seguido de aplausos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *