Comunidade da Vila Embratel recebe alimentos do PAA

O bairro Vila Embratel foi contemplado com alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) municipal. A entrega foi realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa), no Clube de Mães do bairro. Ao todo, 120 famílias são atendidas pelo Centro de Referência e Assistência Social (Cras) da Vila Bacanga.

“Estamos muito felizes em cumprir mais uma etapa do programa e levar estes alimentos da agricultura familiar a quem necessita. Destacamos o apoio e o comprometimento do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, sem os quais não seria possível por em prática o programa”, ressaltou a secretária Fatima Ribeiro.

A entrega dos alimentos contou ainda com a apresentação cultural das crianças e adolescentes atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos no Clube de Mães Menino Jesus de Vila Embratel. A presidente da instituição, que é conveniada a Semcas, Gloria Farias, destacou a importância da distribuição de alimentos para comunidade. “Para essas famílias que são tão carentes e necessitadas de cuidado e atenção, esses alimentos são essenciais, muitos aqui não tem o que comer”, disse Gloria.

As famílias receberam cestas de alimentos com cerca de 20 itens diversificados, entre estes, frutas, verduras, legumes e farinha. “Temos uma grande satisfação em fazer parte deste projeto que beneficia tantas famílias na capital. Nosso trabalho está justamente em garantir o bem-estar e a qualidade de vida para todos aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social, assegurando a eles o acesso aos programas sociais e demais benefícios”, disse a titular da Semcas, Andreia Lauande.

Para a dona de casa Maria Lícia, de 40 anos, mãe de três crianças atendidas pelo Cras Itaqui-Bacanga, os alimentos vieram em boa hora. “É uma felicidade, eu agradeço em primeiro a Deus por colocar alimento na minha mesa; e também ao nosso prefeito Edivaldo. Quero dizer a ele que hoje meus filhos vão ter o que comer e isso é a melhor coisa do mundo”, afirmou a dona de casa. Já Maria das Dores, de 35 anos, elogiou a diversidade de produtos. “A gente estava precisando dessa ajuda e tem bastante alimento. Vou fazer uma comida mais vitaminada para minha família”, disse.

De acordo com a secretária Fatima Ribeiro, o programa cumpre a meta de gerar renda, no caso dos agricultores, e garantir a segurança alimentar e nutricional às populações necessitadas. As entregas são semanais. A próxima será no Cras do bairro João de Deus, na próxima quarta-feira (3) e beneficiará 100 famílias carentes. Na última semana, os alimentos foram distribuídos aos cadastrados no Cras da Cidade Operária.

Participam do programa 300 agricultores familiares distribuídos em 26 comunidades produtoras. Os produtos são hortifruti, frango e itens extrativistas das regiões de Matinha, Cinturão Verde e Tajipuru.

O programa é coordenado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa) em parceria com as Secretarias Municipais da Criança e Assistência Social (Semcas), de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) e de Segurança com Cidadania (Semusc). Os recursos são do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com adesão mista do governo do Estado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *