Centro de Empreendedorismo da UFMA já funciona com nove empresas

Inaugurado no fim de novembro do ano passado, o Centro de Empreendedorismo da UFMA vem funcionando desde então, com a instalação das empresas juniores e incubadoras de empresas, e tem tudo para ser um equipamento que impulsionará o crescimento econômico do Maranhão. Lá, são gestados projetos de inovação nos quais os estudantes criam mecanismos tecnológicos para contribuir para o desenvolvimento do Estado.

A obra foi construída com recurso do Estado e custou, aproximadamente, R$ 3 milhões. O Centro de Empreendedorismo da UFMA possui 38 salas, distribuídas em dois pavimentos, além de duas salas de reuniões e banheiros com acessibilidade.

Nove empresas já estão funcionando no prédio. Para Elodielza Ferreira, diretora do RH da Labotur, empresa júnior de Turismo, o prédio é uma boa aquisição, por concentrar as atividades das empresas em um só lugar, unindo-as e melhorando a comunicação entre cada entidade. “Com a inauguração deste prédio, novas empresas estão surgindo e outras que estavam desativadas estão procurando a reativação. Dificuldades existem, mas estamos nos adaptando para prosseguirmos sempre com as atividades desenvolvidas”, afirma. O Labotur existe há 21 anos e é a primeira empresa Junior de Turismo no Brasil e a primeira no Maranhão.

Segundo Raimunda Reis, diretora de marketing, a Labotur trabalha em áreas como agenciamento de viagens e eventos, além de organizar e montar pacotes de viagens, cerimonial e eventos. “Atualmente, trabalhamos com 10 estudantes de Turismo que estão aptos a atenderem a comunidade interna ou externa da Universidade,” explica.

Empresa Junior do Curso de Psicologia, a Novamente trabalha com um público voltado para as pequenas e médias empresas, fornecendo consultorias de gestão de pessoas externas. Luiza Castro, diretora de projetos, explica que a empresa foi fundada em dois pilares. Um para vivenciar na prática os conceitos estudados no curso, passando a ter um espírito empreendedor, e o outro devolvendo para a sociedade os conhecimentos apreendidos, utilizando-se de um serviço que seja mais accessível se comparado com as empresas tradicionais.

“As empresas externas nos contratam para a execução dos processos seletivos e, de acordo com os conhecimentos obtidos no curso de Psicologia, identificamos as pessoas que tenham perfil para ocupar a vaga ofertada por uma determinada empresa”, explica Luiza. A empresa funciona das 10 às 12 horas e das 14 às 17h20. Contatos por meio do e-mail [email protected].

Segundo o reitor da UFMA, Natalino Salgado, o prédio tem um papel importante para a academia e para o Estado do Maranhão. “O Brasil ainda investe pouco em inovação. Não existe nenhum prédio no País com essa finalidade. Já licitamos empresas para pavimentação e urbanização do acesso até o prédio, o que vai garantir condições ideais de trabalho, estudo e aprendizado aos estudantes”, ressaltou.

Além das Empresas Juniores, o Centro de Empreendedorismo das UFMA abriga a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Estado do Maranhão, que atende a um público maior que as empresas juniores e auxilia os estudantes de graduação a estruturar e consolidar sua imagem no mercado de trabalho, além de fomentar a pesquisa dentro de uma empresa, contemplando outros empreendedores, mesmo aqueles que nunca passaram pela Universidade.

Cursos da UFMA que possuem Empresa Junior:

EMPRESACURSO
EstratégicaAdministração
EcojagroAgronomia (Chapadinha)
MutualCiências Biológicas
MattisCiências Imobiliárias
ConnectionComputação
ContabilizeContabilidade
EstaloDesign
EjeconEconomia
EjelEngenharia Elétrica
ConspeqEngenharia Química
GeotecGeografia
HospitalityHotelaria
NovamentePsicologia
Quarqi Jr.Química Industrial
LaboturTurismo

1 thought on “Centro de Empreendedorismo da UFMA já funciona com nove empresas

  1. GENTE, dia 21/01 ás 20h Terá uma palestra de sobre COMO ORGANIZAR SUA VIDA FINANCEIRA EM 2016 –> GRATUITA
    GARANTA SUA VAGA NO LINK MMI -> http://unbouncepages.com/mmi-webinar-21-1/?ref=U3799373F

    Pessoas do mundo inteiro já experimentaram mudanças REAIS em suas vidas financeiras depois do MILLIONAIRE MIND INTENSIVE, EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO.
    VEJA O LINK, SE INSCREVA GRATUITAMENTE NA PALESTRA E COMPROVE VOCÊ MESMO SE É REAL OU NÃO.

    http://www.mmibr.com.br/?ref=E3818845C

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *