Bira do Pindaré pressiona Flávio Dino e diretor do IEMA é exonerado

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Bira do Pindaré (PSB), vai mostrando aos poucos a sua verdadeira face. Com uma postura extremamente arrogante, prepotente e autoritária, o deputado estadual licenciado conseguiu a exoneração de Alberto Gonçalves, diretor do IEMA (Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão). O ato deve ser publicado no diário oficial de hoje, conforme confirmaram fontes ligadas ao governo.

A decisão de exonerar Alberto Gonçalves, não era bem vinda pelo governador Flávio Dino (PCdoB), porém Bira do Pindaré vinha fazendo um jogo duro, inclusive fazendo a seguinte a ameaça: “o diretor do IEMA saía ou então Bira do Pindaré deixava a SECTEC”.

ebenezer
Exoneração de Ebenezer foi publicada no dia 15 de abril, mas não satisfez Bira do Pindaré

 

Alberto Gonçalves era diretor do campus de Grajaú do IFMA e foi indicação de Roberto Brandão, reitor do IFMA, o qual possui estreita relação com o governador Flávio Dino. O pedido de saída do diretor do IEMA não é recente, desde o final de março, Bira do Pindaré exigia a saída de Alberto, porém Flávio Dino não vinha atendendo os anseios do arrogante secretário, tanto que sobrou para Ebenezer Araújo, pró-reitor de Planejamento, o qual foi exonerado no dia 15 de abril.

albertogoncalves
Alberto Gonçalves, diretor do IEMA, receberá sua exoneração, após pedido de Bira do Pindaré

De acordo com as informações repassadas, a ira de Bira do Pindaré em relação aos nomes indicados por Roberto Brandão para o IEMA é que eles estavam dando continuidade a dois projetos desenvolvidos na gestão passada: o Maranhão Profissional e o Estágio Primeiro Emprego.

Todo o planejamento do IEMA já estava pronto. Os editais estavam preparados, a escolha dos profissionais que iam trabalhar nos pólos eram estritamente técnicos e experientes. Porém nada disso vai acontecer, pois Bira do Pindaré determinou a suspensão de todo o projeto que iria beneficiar milhares de maranhenses. As aulas já estavam para serem desenvolvidas nas antigas Univima, porém mais nada vai ocorrer, assim como nada está acontecendo sob a gestão de Bira.

Extremamente vaidoso, Bira do Pindaré determinou que sua assessoria de imprensa subtraísse o nome de Alberto Gonçalves de todos os releases do IEMA e que fizessem sempre referência somente ao secretário como responsável por desenvolvimento dos projetos.

robertobrandaoflavio
Roberto Brandão, reitor do IFMA, único gestor de universidade pública do Maranhão a apoiar candidatura de Flávio Dino, indicou nomes para o IEMA

Com a exoneração de Alberto Gonçalves, o IFMA e Roberto Brandão devem se afastar da gestão de Flávio Dino, o que significa uma grande perda para o governo estadual. Vale lembrar que Roberto Brandão foi o único reitor de universidade pública do Maranhão a declarar apoio a candidatura comunista em 2014.

Fontes do governo revelam que a saída de Alberto Gonçalves da direção do IEMA, ocorreu após forte campanha de chantagismo político de Bira do Pindaré junto ao governador, e que após esta vitória, ele ganha mais força no governo Flávio Dino.

Uma possível saída de Bira da SECTEC iria significar a redução da bancada do PCdoB na Assembleia Legislativa, uma vez que Fernando Furtado (PCdoB) retornaria para a suplência, além de colocar o socialista na corrida eleitoral para São Luís. E a indisposição de Bira com os indicados para ocuparem os cargos do IEMA é que Flávio Dino deu autonomia ao Instituto e orçamento próprio, dessa forma não seriam obrigados a seguir o comando do secretário que não entende nada de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, só aparelhando o órgão para futuras campanhas eleitorais.

O próximo a ser perseguido por Bira do Pindaré deve ser o presidente da FAPEMA, Alex Oliveira, que vem demonstrando capacidade e desenvoltura no seu trabalho, o que já irrita Bira do Pindaré…

3 thoughts on “Bira do Pindaré pressiona Flávio Dino e diretor do IEMA é exonerado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *