Acontece neste sábado o I Encontrão de Afeminados e Caminhoneiras de São Luís

No próximo sábado (16), a partir das 15h, a Concha Acústica da Universidade Federal do Maranhão receberá a primeira edição do Encontrão de Afeminados e Caminhoneiras de São Luís.

A proposta do evento, inicialmente, foi um empreendimento da página do facebook Sou/Curto Afeminado, com o objetivo de problematizar a questão da heteronormatividade dentro da comunidade LGBT, tendo em vista que existe, atualmente, uma forte tendência à criminalização de comportamentos que fogem ao padrão exigido socialmente e, logo, uma carência de discussões mais amplas em torno da temática.

O evento terá edições simultâneas em Fortaleza, Teresina, Recife, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo e Sorocaba, além de outras cidades que o farão em outras datas. Em São Luís, a programação será composta de rodas de diálogo desconstrutivo, feira de escambo, oficina de cartazes e atividades recreativas (queimado, corda, elástico, travinha, rouba bandeira), como forma de celebrar e reafirmar a existência de corpos que fogem ao status quo, bem como fazer alusão ao dia de combate à homolesbotransfobia, comemorado no dia 17 de maio.

A edição ludovicense está sendo organizada pelo Coletivo Atraque, grupo de estudantes universitários engajados na proposição de debates e ações pautados na diversidade sexual e de gênero, tanto no ambiente universitário como fora dele.

O Coletivo ainda está engajado na organização do I Encontro Regional em Universidades de Diversidade Sexual e de Gênero do Norte e Nordeste – ERUDSG-N/NE, que será realizado nos dias 25, 26, 27 e 28 de junho do corrente ano, nas dependências da Cidade Universitária do Bacanga – UFMA. Para informações e inscrições, acesse o site: http://ierudsgslz.wix.com/ierudsgslz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *