262 detentos de Pedrinhas ganham direito de passar “Dia das Mães” em casa

O juiz José Ribamar D’Oliveira Costa Júnior, da 2ª Vara de Execuções Penais de São Luís, assinou portaria na qual autoriza a saída temporária de 262 detentos apenados para passarem o dia das mães em casa. A saída será nesta sexta-feira (8) e o retorno dos presos será no dia 14 de maio.

Dados da secretaria de Justiça e Administração Penitenciária apontam que cerca de 20% não voltam ao presídio. No último feriado da Semana Santa, mais de 50 apenados do sistema penitenciário do Maranhão não retornaram a suas celas, época em que 281 foram liberados da cadeia.

A decisão não agrada a grande maioria da população que se sente ameaçada pela onda de violência. Geralmente, alguns dos beneficiados acabam se envolvendo em outros crimes.

Mas este não é um problema local. Em todo o país milhares de presos são liberados, afinal a saída temporária é regulamentada pela Lei de Execuções Penais, nos artigos 122 e 123.

Em Brasília por exemplo, mais de 1500 serão soltos. Somente do complexo prisional de Tremembé, em São Paulo, são mais de 2600.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *