Vereador Estevão Aragão parabeniza jornalistas pelo seu dia

No dia 7 de abril é comemorado o Dia do Jornalista. Na Câmara Municipal de São Luís, a data foi marcada por um café da manhã em homenagem aos profissionais que fazem a cobertura das atividades parlamentares da capital. O vereador Estevão Aragão (SD) fez questão de comemorar o dia do profissional que leva a informação a toda a sociedade.

estevaoface

Estevão Aragão compareceu ao parlamento na manhã desta terça-feira (7) e aproveitou para manifestar votos de congratulações aos trabalhadores de imprensa e fazer o reconhecimento da atuação desses profissionais contribuindo para a divulgação da imagem do Legislativo para a população.

Jornalistas comemoram.

Em sua página pessoal no Facebook, Estevão ainda disse: “Parabéns a esses importantes profissionais que muito defendem a liberdade e a nossa democracia”.

 INSTITUIÇÃO DA DATA

O Dia do Jornalista foi instituída pela  ABI (Associação Brasileira de Imprensa), para homenagear o médico e jornalista Líbero Badaró.

O jornalista chegou ao Brasil em 1826 já com pensamentos a favor da liberdade. Três anos mais tarde fundou o periódico Observador Constitucional, no qual denunciava abuso de poder do Império, na época de D. Pedro I. Em novembro de 1830, foi assassinado por inimigos políticos, em São Paulo. Historiadores acreditam que a morte foi encomendada pelo imperador que em 7 de abril de 1831 abdicou.

A data ressalta a importância da liberdade de imprensa e da luta pelo direito de se expressar publicamente.

Desta forma, a data apresenta controvérsias. Alguns falam que ela marca o Dia do Jornalista, também comemorada no dia 29 de janeiro. Outros afirmam que a data marca o Dia da Imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *