Secretários Municipais de Educação discutem políticas públicas para o setor em evento

Secretários municipais de educação de todo o Maranhão participam até esta sexta-feira, 24 de abril, do XV Fórum Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, seccional Maranhão (Undime-MA). O evento tem como tema Políticas e Práticas Educativas: por uma escola digna” e é realizado no auditório do Palácio Henrique de La Roque. O objetivo é discutir temas relacionados à educação nos municípios maranhenses.

O presidente da Undime-MA e secretário de Educação de São Luís, Geraldo Castro Sobrinho, discorreu sobre as dificuldades enfrentadas pelos municípios e o enumerou o trabalho de suporte técnico e apoio desenvolvido pela entidade junto aos dirigentes. “Os municípios carregam os custos das ações e as contrapartidas não são suficientes. Os últimos meses foram de muitas atividades na Undime. Promovemos oficinas, trabalhamos na capacitação dos municípios para elaboração dos seus planos de Educação, debatemos nossos problemas e realidades”, destacou Geraldo Castro.

Também presente ao evento, a secretária estadual de Educação, Áurea Prazeres, falou sobre a importância da troca de experiências e das ações conjuntas para a melhoria da Educação. “Precisamos organizar um grande pacto pela Educação Pública de qualidade. Estamos extremamente alegres de participarmos desses dois dias que serão extremamente produtivos e de podermos compartilhar nossas ações”, disse Áurea Prazeres.

A solenidade de abertura também contou com a presença do coordenador do Fundo de Manutenção de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais do Magistério (Fundeb) junto ao Ministério da Educação (MEC), Vanderlei Oliveira Borges; do presidente do Conselho Municipal de Educação de São Luís, Roberto Mauro Gurgel; e da coordenadora regional do Unicef, Eliana Almeida.

Debates

A programação do XV Fórum Estadual da Undime-MA inclui temas como aplicação dos recursos do Fundeb, Educaçao Inclusiva, Plano Municipal de Educação e o Plano Municipal de Mobilização pela Educação (PMSE).

Entre os nomes confirmados para as palestras estão representantes do Ministério da Educação (MEC), Fundação Lemann, Fundação Itaú Social, Lego Education, Unicef, Instituto Natura e também do pedagogo e escritor Hamilton Werneck, autor de 26 livros na área da Educação. O evento culminará com a eleição da nova diretoria executiva da Undime-MA, em assembléia agendada para as 16h desta sexta-feira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *