Prefeitura prossegue com ações para revitalização do Centro Histórico

O Centro Histórico da capital maranhense vai ganhando nova vida com as intervenções que estão sendo empreendidas pela Prefeitura de São Luís, por intermédio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e da Subprefeitura do Centro. A orientação do prefeito Edivaldo é que o trabalho seja desenvolvido em diversas frentes para assegurar melhor infraestrutura urbana, visual compatível com a cidade Patrimônio Histórico da Humanidade, além de bem-estar aos seus moradores e aos inúmeros turistas que anualmente visitam São Luís.

Entre as diversas ações que estão sendo realizadas pela administração municipal estão a recuperação de calçamento e praças, a intensificação do serviço de limpeza e a manutenção da rede de iluminação pública em um dos mais belos cartões postais de São Luís, que possui hoje um rico acervo arquitetônico da América Latina.

“Essas obras e serviços vão, sem dúvidas, revitalizar o nosso Centro Histórico criando uma nova e bela imagem da rica tradicional cultural e patrimonial de nossa gente. Essa é a determinação do prefeito Edivaldo, que zela pela cidade e pelo bem-estar da população”, assinalou o titular da Semosp, Antônio Araújo.

Entre os pontos onde, nesta semana, estão sendo realizadas ações da Prefeitura de São Luís para a revitalização do calçamento do Centro Histórico estão o Beco Conan, Rua da Estrela, Rua 28 de Julho e Rua da Mangueira. As equipes da Semosp também estão recolocando as pedras portuguesas nas calçadas da Praça Benedito Leite.

Serviços de restauração de calçadas e calçamento já foram executados em pontos das Praças do Letrado e Catraeiros, Rua Giz, Rua do Comercio, Rua Portugal, Escadaria Humberto de Campos, além do entorno do Centro de Criatividade Odylo Costa, Filho e da Casa das Tulhas, a tradicional Feira da Praia Grande, entre outras.

“A Prefeitura de São Luís, o governo do Estado e a União, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, estão unidos para ampliar essas intervenções que estão sendo concretizadas”, assegurou o subprefeito do Centro, Fábio Henrique Carvalho, enfatizando novas parcerias previstas para área, todas voltadas para a melhoria da infraestrutura urbana, com o objetivo de recuperar e conservar o patrimônio e de fortalecer o turismo na região.

Fábio Henrique Carvalho narrou que, ao percorrer as ruas Centro Histórico, já se percebe uma dinamização em torno da área com o revigoramento do comércio no local, bem como a satisfação de todos com as intervenções que estão sendo feitas para a revitalização do Centro Histórico e todo o seu entorno.

As ações empreendidas pela Semosp para revitalização do Centro da cidade contam ainda com a intensificação da limpeza pública, com a incrementação do número de agentes que atuam nos serviços de varrição, catação, capina, roçagem e a regularidade da lavagem de alguns pontos, como praças e escadarias; e a manutenção da rede de iluminação pública, com a reposição de luminárias e postes danificados, a fim de contribuir com a segurança pública do cidadão e turista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *