Prefeitura expande ações de combate à dengue em bairros limítrofes

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), expandirá as ações e estratégias adotadas para o controle vetorial da dengue aos demais municípios da região metropolitana. A medida, tomada pelo prefeito Edivaldo, foi desdobrada em reunião técnica com membros da Semus e dos programas de controle da doença das cidades que compõem a Grande Ilha (São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar) esta semana.

Entre as medidas a serem aplicadas está a intensificação das visitas domiciliares, especialmente nos bairros limítrofes da Grande Ilha (que sejam cobertas por dois municípios) que ocorrerá de forma conjunta. Além disso, também serão feitas novas campanhas de conscientização, para que a população colabore no controle dos focos do mosquito, com o recolhimento de bagulhos volumosos que propiciam a reprodução do Aedes Aegypti ,transmissor da dengue.

Uma nova reunião técnica entre os representantes dos órgãos de controle da doença nos municípios da Região Metropolitana foi agendada. A secretária-adjunta da Semus, Sílvia Leite, ratificou o compromisso em consolidar as ações implantadas para o combate à doença na capital maranhense e o suporte aos demais municípios da Grande Ilha. “Sem um trabalho integrado será difícil avançar e ter êxito; por isso, precisamos fechar o cerco para eliminar todas as possibilidades de reprodução do mosquito”, frisou.

Segundo dados da Semus, 60 casos de dengue foram confirmados, este ano, somente em São Luís. No total, somente na capital maranhense, 330 agentes de endemias atuam no controle vetorial da doença, promovendo visitas diárias aos domicílios e verificando possíveis focos da dengue, especialmente com a intensificação do período chuvoso.

Como parte do trabalho de prevenção, a Semus e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) realizam a operação Bota Fora, para a retirada de bagulhos volumosos em pontos estratégicos da cidade. Em três semanas, mais de 20 toneladas foram recolhidas em toda a capital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *