O padrão de qualidade da educação de Timon

Uma verdadeira revolução! Assim pode ser considerado o trabalho de Luciano Leitoa (PSB) no sistema de Educação da cidade de Timon. É impressionante como em menos de três anos, o prefeito transformou a rede de ensino municipal.

Além da qualidade oferecida, os números da Educação de Timon impressionam. São 171 escolas, 10 creches, 2600 professores, 33 mil alunos matriculados e 41 mil kits de fardamentos distribuídos.

Salas de aula em Timon são climatizadas. Oferecendo conforto aos alunos
Salas de aula em Timon são climatizadas. Oferecendo conforto aos alunos

Fora isso, praticamente todas as salas de aula, seja em escolas ou creches, praticamente todas são climatizadas. Ainda existe a oferta em todas as unidades escolares  de café da manhã, lanche, almoço, lanche e jantar.

Quando o assunto é ensino em tempo integral, Timon já oferece seis creches.

Os investimentos maciços e a atenção dedicada a Educação já rendem frutos ao município. O Ideb de Timon é de 4,2, maior que o do Maranhão que atualmente é de 3,9.

Escolas possuem laboratórios de informática equipados e com internet banda larga
Escolas possuem laboratórios de informática equipados e com internet banda larga

Exemplos de sucesso não são poucos na cidade do leste maranhense. Um que vale ser citado é o Projeto Alvorada da Educação, escola que obteve o Ideb de 5,8, índice superior ao de muitas escolas particulares de São Luís. Na instituição de ensino estudam crianças entre 4 anos a 10 anos, isso quer dizer que é oferecido desde o ensino infantil até o quinto ano. No total são 426 alunos matriculados.

Escolas contam com quadras poliesportivas
Escolas contam com quadras poliesportivasi

Em Timon, escolas de taipas é algo que ficou no passado, todas as escolas estão recuperadas, muitas foram construídas e ainda oferecem internet banda larga nos laboratórios de informática, afinal o futuro já chegou no município.

Luciano Leitoa ainda demonstra maior capacidade de gestão, quando recebeu 8 escolas sucateadas do estado e transformou as unidades em excelentes unidades de ensino.

Vale ressaltar que tudo isso foi feito, mesmo com redução do repasse dos recursos federais e o município de Timon não ter recebido um incentivo do governo estadual nos últimos dois anos.

É necessário ainda reconhecer a capacidade técnica da equipe da secretaria municipal de Educação, a qual é comandada por Dinair Veloso, que tem atuação presente e demonstra total conhecimento do setor que vem gerindo.

A Educação de Timon avança e serve de modelo a muitas cidades maranhenses, inclusive para capital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *