Juízes em formação conhecem estrutura da Justiça Eleitoral do Maranhão

A estrutura do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão foi apresentada na tarde desta segunda-feira, 6 de abril, aos novos 104 juízes do Tribunal de Justiça que estão desde o dia 2 de março em curso de formação promovido pela Escola Superior da Magistratura previsto para encerrar na segunda quinzena do mês de junho.

Por meio de palestras, eles tiveram visão geral das eleições; da segurança envolvida no processo eleitoral; direitos e deveres; e conheceram a estrutura e funcionamento do Tribunal e das zonas eleitorais.

“Considero o curso de formação uma importante oportunidade de o magistrado ingressante na judicatura ter panorama do que o espera no desempenho de suas funções”, observou o desembargador Lourival Serejo, vice-presidente e corregedor do TRE-MA.

Em seguida, o desembargador eleitoral Eulálio Figueiredo (ouvidor) falou sobre a Ouvidoria como canal de comunicação que permite apresentação de reclamações, consultas, críticas, sugestões e elogios. “A Ouvidoria é um elo entre a Justiça e a sociedade”, destacou.

Para esclarecer sobre os conselhos Gestor e de Zonas Eleitorais e ainda acerca dos Comitês, o diretor geral Gustavo Campos apresentou estrutura, organograma e atribuições de cada setor. “Para que façamos uma gestão participativa não podemos tomar decisões que vão de encontro à realidade. Por isso, promovemos vários encontros e procuramos ouvir sugestões”, ressaltou.

O funcionamento da Administração e Finanças foi abordada pelo secretário Amudsen Bonifácio que citou alguns projetos em desenvolvimento. Já Adriane Rocha Sauerbronn (coordenadora de Assuntos Judiciários e Correcionais) e Alexjan Costa Sousa (seção de Processos Específicos) explicaram algumas atribuições da Corregedoria, dos cartórios eleitorais e do sistema Elo, que realiza atendimento ao eleitor, além dos sistemas administrativos utilizados pelos servidores.

Pela Secretaria de Gestão de Pessoas palestrou o secretário Raimundo Mendonça Braga Filho que informou sobre remuneração, gratificação, portal do servidor e direitos dos servidores gerenciados pelos juízes.

Finalizando as apresentações, o coordenador Gualter Lopes (Sistemas Eleitorais) falou sobre segurança no processo eleitoral e PadLog (sistema de planejamento integrado de eleições); e o secretário Wagner Ferreira (Tecnologia da Informação) explicou sobre a central de serviços de TI e link de dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *